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14/12/2023 12:43

Recém-lançado, Adobe Firefly é treinado com padrões éticos


São Paulo--(DINO - 14 dez, 2023) -
Lançado recentemente, o modelo de Inteligência Artificial generativa da Adobe, o Firefly, foi treinado no banco de imagens da própria empresa, o Adobe Stock, além de usar imagens de licença aberta e de domínio público cujos direitos autorais já expiraram, garantindo que o conteúdo gerado seja seguro para uso comercial.


No futuro, os modelos do Firefly vão se beneficiar de diversas fontes de ativos, tecnologias e dados da Adobe e de outras fontes. Mas, à medida que outros modelos forem implementados, a empresa continuará a dar prioridade ao combate a potenciais preconceitos ou vieses. Além disso, a companhia também garante que não haverá a infração de direitos autorais - uma situação que tem acontecido com outros modelos generativos e que suscitou algumas polêmicas nas redes sociais neste ano.


'Um dos aspectos mais importantes do lançamento do Firefly foi o cuidado que a Adobe teve para garantir que o conteúdo gerado refletisse a preocupação ética', explica Audreyn Justus, diretor de Marketing, Recursos Humanos e Compliance da Solo Network, uma das principais revendas da Adobe no Brasil.


Disponibilidade e créditos generativos


As empresas que queiram utilizar o Firefly na produção podem acessar o aplicativo por alguns caminhos: Creative Cloud, Adobe Express e Adobe Experience Cloud. Isso significa, por exemplo, que recursos do Firefly como preenchimento generativo e expansão generativa no Photoshop agora estão disponíveis sem a necessidade de instalação da versão beta.


Além disso, a empresa também está lançando o Firefly como um serviço web independente, disponibilizando-o oficialmente para todos os usuários, agora fora da versão beta.


A Adobe também lançou um sistema de 'créditos generativos' para medir a frequência com que os usuários interagem com esses modelos. Basicamente, toda vez que o usuário clicar em 'gerar/ atualizar/ mostrar similar' para criar uma imagem por meio do Firefly, um crédito será consumido. Todos os planos terão acesso a esses créditos, dependendo do aplicativo. Quem assina a Creative Cloud com todos os aplicativos, por exemplo, terá direito a 1000 créditos; assinaturas pagas do Adobe Stock terão acesso a 500 créditos, entre outros.


Quando os créditos acabam, o usuário não perde acesso à ferramenta - o sistema fica mais lento e volta 'ao normal' quando a contagem de créditos é reiniciada a cada mês, a depender da data do contrato do cliente. 'O sistema de créditos garante  o acesso a todos os recursos do Firefly. Como tudo que é gerado por meio do Firefly é complexo e executado na nuvem, os créditos garantem o acesso uniforme à toda base de clientes', conclui Justus.





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