Releases
23/01/2019 17:00

Cresceu 14,5% no primeiro trimestre de 2018 o setor de equipamentos médicos no Brasil


São Paulo - SP--(DINO - 23 jan, 2019) - O setor de equipamentos médicos no Brasil cresceu 14,5% nos três primeiros meses de 2018. Os dados foram divulgados pela Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (Abis).

De acordo com a instituição, as importações foram as maiores responsáveis por este grande avanço, que, por sua vez, tiveram aumento de 23,4%, já na produção doméstica, 6,5%, comparado ao mesmo período de 2018. Em um ano, o avanço integral é mais significativo com evidência de 16,1% para o segmento.

O diretor executivo da Abilis, José Marcio Cerqueira Gomes, afirma ser primordial que as instituições multinacionais com produção local se adequem no aumento médio de 6,5%, percentual de alta nacional. As importações de DM somam o total de US$ 4,1 bilhões, com um avanço de 23,4%, na comparação do mesmo período em 2017. Quanto às exportações, a soma foi de US$ 473 milhões, o que representa um recuo de 9,1% entre os meses de janeiro a setembro de 2018.

O crescimento nas importações incide o alto número de alianças e obtenções de hospitais, clínicas e laboratórios em todos os territórios brasileiros. Ainda de acordo com a fala de Gomes, teve um avanço na capilaridade e aplicação em estrutura, com a aquisição de equipamentos de diagnósticos e reagentes laboratoriais em diversos estados fora do eixo Rio-São Paulo. Fatores que ajudaram para o crescimento médio de 14,5% foi a alta de algumas doenças epidemiológicas no Brasil, como Febre Amarela e Hepatite C.

Setor de equipamentos médicos contribui para abertura de 5.553 vagas de emprego no mercado de trabalho

De acordo com os dados apresentados, o setor contribuiu para a abertura de 5.553 vagas de empregos no mercado de trabalho, no período de janeiro a setembro de 2018, somando uma cota de 138.435 trabalhadores em suas tarefas industriais e comerciais, número que não acrescenta os contratados em serviços de complementação diagnóstica e terapêutica.

Dentre os segmentos, ressalta-se a criação de 2.671 postos de trabalho na indústria de materiais destinados para o uso médico e odontológico e mais 1.442 vagas no setor de comércio atacadista de equipamentos e materiais para utilização médica, ortopédica e odontológica.

Segundo o diretor-executivo da Abilis, os gestores estão prevendo a chegada de um ciclo eficaz, com contratações significativas. Ele afirma ainda existir distorções na saúde brasileira com uma dificuldade burocrática muito grande, o que pouco é visto em outros países.

De acordo com Gomes, o índice que reconduz o crescimento do setor teve início no mês de dezembro do ano de 2012 e, fazendo uma comparação com dados médicos levantados no período anterior, confirma que as atividades estão no mesmo estágio pesquisado em 2013. O diretor deixa claro que o setor conta com um excelente potencial, em sua visão, de investir mais, como construir bases mais seguras para a saúde e preparar-se para o envelhecimento da população.

Assim, ele finaliza afirmando que o Brasil terá uma grande população de pessoas idosas nos próximos anos e é importante estar preparado para atender esse elevado número de pacientes.

Diante desse crescimento que vem ocorrendo a cada dia que passa, é importante que os donos de clínicas odontológicas tenham equipamentos que permitam maior segurança nos procedimentos e que sejam de ótima qualidade.

A I9 Equipamentos é uma empresa que comercializa equipamentos para donos de clínicas e a pessoas físicas e jurídicas, assim como a cadeira odontológica, e conta com grande experiência no atendimento de consultórios já existentes como aos que estão iniciando.


Website: https://www.i9equipamentos.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso