Releases
10/12/2019 16:16

Faculdade do Comércio das Associações Comerciais começa a funcionar em 2020


São Paulo, 10 dez 2019 (ACSP). A Faculdade do Comércio (FAC) das Associações Comerciais de São Paulo foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de dezembro.



A FAC iniciará as atividades, na modalidade presencial, com cinco cursos: Administração, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Logística e Sistemas para Internet. O método de ensino será vocacionado à capacitação de gerentes e empreendedores, com foco nas mudanças promovidas pela revolução digital. As aulas serão realizadas no 3ª e 1° andares e no 2º subsolo da sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rua Boa Vista, nº 51, Centro de São Paulo - próximo às estações Sé e São Bento do Metrô.



O processo de credenciamento da FAC, na modalidade educação a distância (EAD), segue em tramitação no MEC e deverá ser concluído no primeiro semestre do próximo ano. Assim que confirmado, as Associações Comerciais poderão ser polos de ensino e, assim, passarão a ofertar os cursos EAD.



"A Faculdade do Comércio pertence à rede das Associações Comerciais e nasce com o objetivo de capacitar, atualizar e tornar o comércio e os empreendedores mais competitivos", afirmou o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da ACSP, Alfredo Cotait Neto.



Cotait adiantou que um sistema está sendo desenvolvido para que as Associações Comerciais menores tenham as mesmas condições de criação de polos como nas associações maiores.



REVOLUÇÃO NO ENSINO



Diretor-geral da Faculdade do Comércio, Wilson Victorio Rodrigues, garante que a FAC vai "revolucionar a maneira como se ensina o comércio e o varejo para os pequenos e médios empresários". "Elaboramos um projeto pedagógico de altíssima qualidade, que ensinará empreendedorismo e gestão com foco no desenvolvimento de competências. O aluno será preparado para se inserir na era digital e neste ‘novo varejo’", afirmou.



"O pioneirismo e o arrojo do presidente Alfredo Cotait fizeram com que a rede Facesp passasse a contar com uma faculdade inovadora e tecnológica", contou Rodrigues. "Vale destacar que recebemos notas máximas - conceito 5 - na avaliação do MEC, durante o processo de credenciamento e autorização dos cursos nas modalidades EAD e presencial", revelou o diretor-geral.



AULAS PRÁTICAS



O professor Roberto Macedo, diretor acadêmico da Faculdade do Comércio, contou que, na FAC, os estudantes terão uma participação mais ativa dentro do processo educacional.



"As aulas serão focadas na prática, naquilo em que o aluno vai fazer depois de formado", ressaltou Macedo, que é Doutor pela Universidade Harvard, e acredita na educação que coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, desenvolvendo nele as competências técnicas e comportamentais conectadas com a modernidade.



Um dos responsáveis pelo acompanhamento do processo de credenciamento no MEC e a intervenção para ele ocorresse o mais brevemente possível, Marco Bertaiolli, vice-presidente da Facesp e deputado federal, afirmou que a Faculdade do Comércio somente foi possível graças a visão empreendedora do presidente Alfredo Cotait.



"Com a credibilidade inerente das ACs, aliada ao método de ensino inovador, a FAC já nasce com umas das faculdades mais importantes do Estado", afirmou Bertaiolli, que garantiu que continuará acompanhando o credenciamento junto ao MEC da modalidade EAD.



CURSOS LIVRES



A FAC já coloca à disposição da rede de ACs os cursos livres. A Associação Comercial pode oferecer capacitação nas áreas de gestão & negócios, comunicação, liderança, entre outros.



"Até o credenciamento do EAD no Ministério, vamos nos preparar para expandir e instalar os polos nas diversas Associações do Estado, o que envolve a divulgação de manuais comerciais, contratos, manuais financeiros, eventuais ajustes na infraestrutura e treinamentos. Grande parte desta documentação será disponibilizada até fevereiro de 2020", informou Rodrigues.



A AC que tiver interesse em ser um polo pode solicitar mais informações pelo e-mail faculdadedocomercio@facesp.com.br.



(Patrícia Gomes Baptista, Assessoria de Imprensa ACSP, pgbaptista@acsp.com.br, (11) 3180-3220)



 



 



 



 

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos