Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Brasil vai tentar acelerar passo para grau de investimento

Para ministro da Fazenda, Fernando Haddad, país está no caminho certo para retomar posição

24 de setembro de 2024

Por Aline Bronzati, correspondente

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a equipe econômica vai acelerar o passo em busca de retomar o grau de investimento para o Brasil, perdido em 2015.

“A convicção que eu tenho, ouvindo tudo o que eu ouvi, é que nós estamos no caminho. E vamos tentar acelerar o passo o mais rápido possível [para recuperar o grau de investimento]”, disse Haddad, a jornalistas, em Nova York, após se reunir ontem com as agências S&P Global Ratings e Moody’s, em Nova York.

Na percepção do ministro, o Brasil deve ter nova melhora de rating no próximo ano, o que pode fazer com que o País fique em “uma ou duas” classificadoras a um passo de recuperar o selo de bom pagador. Haddad contou que disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que é muito desafiador conseguir o grau de investimento até o fim do seu mandato, em 2026.

“Mas nós vamos trabalhar. Não tem muito cabimento o Brasil no ter grau de investimento. O Brasil é credor internacional, tem US$ 100 bilhões de superávit comercial, é o segundo ou terceiro destino de investimentos privados e estrangeiros”, disse o ministro.

Ele disse que o País está sendo procurado por todos os países, fundos soberanos, para apresentar seus investimentos de infraestrutura, da transformação ecológica e de reindustrialização. “Nem para eles faz muito sentido [o Brasil não ter grau de investimento].”

Veja também