Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Letra Verde está entre PLs com alta chance de aprovação

Inteligov indica em levantamento exclusivo projetos que devem passar no Congresso este mês

10 de outubro de 2024

Lorenna Rodrigues

A lista de projetos de lei com alta chance de aprovação no mês de outubro no Congresso inclui a proposta que cria a Letra de Crédito Verde (LCV – PL 460/2024), a que institui um programa de refinanciamento para micro e pequenas empresas inadimplentes, chamada de Desenrola MPEs (PL 4857/2023), e outra que altera pontos do Programa Mover (PL 2824/2024).

É o que mostra levantamento da plataforma de monitoramento de dados Inteligov, repassado com exclusividade ao Broadcast Político. Pela metodologia da empresa, os projetos têm respectivamente 98%, 97% e 96% de chances de serem aprovados neste mês.

Por outro lado, têm grande chances de não serem votados em outubro o projeto que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a veículos elétricos ultracompactos de fabricação nacional (PL 2696/2023), o que cria a área de Livre Comércio do Nordeste (PL 1331/2019) e o que impõe critérios ambientais para a concessão de subsídios governamentais à cadeia produtiva de produtos de origem animal (PL 3867/2021).

A metodologia da Inteligov avalia quais proposições estão mais “quentes” nas pautas da Câmara dos Deputados e do Senado. São considerados mais de 15 fatores, como a aceleração da proposição (se tem caminhado mais rápido ou mais devagar nos últimos 30 dias), se houve andamentos relevantes no último mês (como votações, pareceres, requerimentos de urgência), bem como autoria e assuntos tratados.

Por fim, avalia-se a temperatura do chamado Termômetro, modelo de machine learning da Inteligov com 98,5% de acuracidade, que prevê a probabilidade de um projeto ser aprovado caso seja pautado. Projetos com Termômetro acima de 70% têm grande chance de aprovação e abaixo de 30%, grande chance de rejeição.

Veja abaixo a lista de projetos com altas chances de aprovação e rejeição em outubro:

Fonte: Inteligov

Veja também