Média de idade de vereadores eleitos aumenta mais no partido que se propõe a ser novidade
21 de outubro de 2024
Por Caio Spechoto
Praticamente todos os partidos elegeram vereadores em média mais velhos em 2024 na comparação com 2020, mas chama a atenção como o fenômeno foi mais forte nas pequenas legendas. Enquanto PP, PT e PL envelheceram entre 1,2 e 1,3 ano no período, o Mobilização Nacional ficou 2,28 anos mais velho e a Rede, 3,27.
Os números mostram um resultado divertido: o partido que mais envelheceu no período (6,45 anos) foi o… Novo. A piada é irresistível, mas há uma explicação matemática para isso.
Os menores partidos elegem poucos vereadores, o que faz seus números médios serem mais voláteis do que os de grandes siglas. O Novo, por exemplo, teve só 29 vereadores eleitos em 2020. Desses, seis estava abaixo dos 30 nas eleições daquele ano e derrubaram a média. Na eleição mais recente, a sigla elegeu 260 – um aumento proporcionalmente enorme, mas com um número final ainda muito pequeno perto das quase 60 mil vagas nas câmaras municipais.
Os números são de um levantamento do Broadcast Político usado para produzir uma reportagem mais ampla, publicada primeiro para os assinantes. Os dados brutos foram extraídos do repositório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quinta-feira, 17.
Veja também