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Sky, DirecTV e Amazon venderão Prime Video em 7 países

Vrio Corporation fecha parceria para comercializar o streaming na América Latina

20 de março de 2025

Por Circe Bonatelli

A Vrio Corporation, multinacional dona da Sky no Brasil e da DirecTV na América Latina, fechou uma parceria com a Amazon para comercializar o streaming da Prime Video junto de seus planos de TV por assinatura em sete países da região: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador e Uruguai, além do Brasil.

A parceria, antecipada com exclusividade para o Broadcast no País, é estratégica para ambas as empresas. De um lado, a Vrio busca reforçar a sua oferta de vídeo, indo além dos canais de televisão, agregando mais conteúdo sob demanda. Esse movimento é também o jeito que as empresas de TV por assinatura encontraram para sobreviver, já que a número de assinantes do serviço tradicional vem caindo ano após ano.

No Brasil, a companhia está impulsionando também seu próprio serviço de streaming e TV ao vivo, o Sky+. O aplicativo reúne os canais de televisão e conta com parcerias com plataformas como Paramount, Max, Disney e Première. A ideia é permitir que as pessoas possam consumir seu conteúdo escolhido como preferirem, seja na TV ou no celular. “Estamos procurando agregar mais serviços no streaming. Com isso, o cliente acessa mais vezes”, diz o presidente da Sky no Brasil, Gustavo Fonseca.

Para a Amazon, a parceria com a multinacional latino-americana servirá como um canal de distribuição poderoso para ganhar espaço no cada vez mais competitivo mercado de streamings de vídeo. A despeito das dificuldades do setor de TV, a Vrio Corporation tem perto de 10 milhões de clientes na região.

Além disso, a oferta ajudará a divulgar a marca da Amazon em países da vizinhança, onde a big tech ainda não lançou seu site de comércio eletrônico, mas já deu sinais de interesse de que fará isso em algum momento no futuro.

No Brasil, a oferta da Amazon nos planos da Sky abrangerá não só o serviço de vídeo, como também as plataformas de música, jogos e leitura. Clientes da Sky que assinarem o Prime também terão o benefício de frete grátis em produtos determinados no marketplace da Amazon.

Internet por satélite

A parceira anunciada é um novo capítulo do acordo fechado ano passado entre Vrio e Amazon para as empresas atuarem no mercado de internet por satélite. Em 2024, ficou acertado que a Sky comercializará, com exclusividade, os planos de banda larga da Amazon. A big tech prevê lançar uma constelação de cerca de 3 mil satélites na órbita baixa da Terra. A previsão é que o serviço comece a ser prestado pela Sky a partir do fim deste ano. Com isso, a Sky e a Amazon vão competir com outras operadoras de internet por satélite, como a Starlink, de Elon Musk, além de Viasat, Telebras, entre outras. “Estamos trabalhando para trazer isso ao mercado o mais rápido possível”, afirma Fonseca.

A Sky decidiu entrar no mercado de banda larga em 2022, com a marca Sky Fibra. Atualmente, o serviço está disponível em 400 cidades, com cerca de 100 mil clientes em internet fixa, um número ainda discreto, mas o dobro de um ano atrás. “Em algumas regiões, entregamos o crescimento alinhado com o plano, enquanto em outras, o mercado se mostrou muito mais competitivo. Para 2025, buscamos continuar na toada de crescimento, porém, mais focados nas regiões onde tivemos mais sucesso”, conta.

Para prestar o serviço, a operadora recorre às redes de fibra ótica de empresas de infraestrutura em telecomunicações, como V.tal, Fibrasil, IHS e American Tower.

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