Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Tempos caninos

Com possível avanço do PL da anistia, Lula opta por ocupar Palácio do Planalto com cães em vez de líderes

17 de abril de 2025

Por Sofia Aguiar

Diante do temor de dentro do governo com um possível avanço do projeto de lei da anistia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por ocupar o Palácio do Planalto com cachorros em vez de líderes. Em plena quinta-feira Santa, ele participou de cerimônia para a assinatura de um decreto inusitado até no nome: ProPatinhas e SinPatinhas.

No abecedário da administração pública são o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos e o Sistema Nacional de Identificação de Cães e Gatos.

Pauta pop, o evento ganhou os holofotes com o casal presidencial fazendo carinho em animais.

A primeira-dama, Rosângela da Silva, é forte defensora da causa animal e costuma comentar e se envolver em tais pautas. Em maio do ano passado, por exemplo, ela mobilizou esforços para o resgate de um cavalo que estava ilhado no telhado de uma casa em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, durante as enchentes no Rio Grande do Sul.

Aproveitando a permissão para pets no Palácio do Planalto, Janja e Lula levaram duas das três cachorras do casal: Resistência, Paris e Esperança. Esta última, inclusive, foi adotada por Janja no resgate das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul ! Paris, no entanto, não participou da agenda por ter operado recentemente a pata.

Chegando à cerimônia, era possível ver duas pessoas com fantasia de um cachorro e um gato. Além disso, diversas pessoas que participaram do evento levaram seus cachorros. Foi distribuído um kit contendo um broche escrito “SinPatinhas”, uma bandana com os dizeres “Quem Ama, Registra”, adesivos com o nome do programa e o símbolo do governo federal, além de saco para recolher fezes dos pets.

No evento, que durou cerca de 40 minutos, discursou a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, a pasta que gere as iniciativas lançadas. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, estiveram presentes. Apesar do enfoque dado pelo governo federal, Lula optou por não falar na cerimônia. Coisa fora de costume !

Janja teve visibilidade na cerimônia. Em diversos momentos, permaneceu de pé com as cachorras do casal. Em outros, se sentava ao lado de Lula para ambos fazerem carinho nos pets. Nessas horas, Ricardo Stuckert, fotógrafo da presidência da República, aproveitava para fazer diversos cliques.

Os cachorros assistiam o evento de maneira comportada, sem latidos e acompanhados de seus tutores. Enquanto o governo federal abria as portas do Palácio para abarcar a pauta, Lula se mostrou, em diversos momentos, pensativo.

Interlocutores do governo, porém, rebatem que o “timing político” e a visibilidade da pauta desmereçam a importância de outros assuntos envolvendo o governo federal, como o próprio PL da anistia. Segundo eles, são temas independentes na gestão.

Veja também