Novas estimativas do Atlas de Diabetes da IDF destacam a crescente ameaça do diabetes, com quase um em cada nove adultos vivendo com a doença. BRUXELAS, 7 de abril de 2025 /PRNewswire/ — Globalmente, quase um em cada nove adultos (589 milhões) está vivendo com diabetes. Destes, estima-se que 252 […]
7 de abril de 2025
As estimativas mais recentes da IDF mostram que:
À medida que o número de pessoas que vivem com diabetes continua a aumentar, o mais recente Atlas de Diabetes da IDF enfatiza a necessidade urgente de melhorar a prevenção, a detecção precoce e a intervenção para enfrentar o fardo que o diabetes coloca sobre indivíduos, comunidades, sistemas de saúde e economias. Em 2024, as despesas globais com saúde relacionadas ao diabetes ultrapassaram um trilhão de dólares americanos pela primeira vez, acima dos US $ 966 bilhões em 2021.
Publicado pela primeira vez em 2000, o Atlas do Diabetes da IDF oferece insights sobre o impacto do diabetes nos níveis nacional, regional e global, com base nas melhores evidências disponíveis. A 11 ª edição reflete novas metodologias que incorporam tendências nos gastos com saúde, taxas de prevalência regionais e um foco no diabetes não diagnosticado.
Comentando sobre a nova edição, a professora Dianna Magliano, que co-preside o Comitê do Atlas de Diabetes da IDF, juntamente com o professor Edward Boyko, disse: “Os novos dados fornecem fortes evidências que devem desencadear ações e promover iniciativas para melhorar a vida de muitos milhões que agora vivem com diabetes e incentivar mais a detectar diabetes em pessoas em risco”. O professor Boyko acrescentou: “Abordar a tendência crescente exigirá maior conscientização, foco na prevenção e vigilância contínua da prevalência do diabetes para apoiar o monitoramento preciso do impacto global do diabetes”.
O diabetes está associado a complicações graves, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, danos nos nervos e perda de visão. Os dados mais recentes mostram que as pessoas que vivem com diabetes tipo 2, que é responsável por mais de 90% de todo o diabetes, têm um risco 84% maior de insuficiência cardíaca do que as pessoas que não têm a doença.
A International Diabetes Federation alerta que o aumento alarmante da prevalência de diabetes exige ação imediata. Os governos devem investir em programas de saúde preventiva, especialmente em regiões onde o diabetes geralmente não é diagnosticado, para detectar precocemente pessoas com alto risco e ajudar a retardar ou evitar o aparecimento do diabetes e suas complicações relacionadas.
Falando no lançamento, o presidente da IDF, professor Peter Schwarz, disse: “As descobertas ressaltam a necessidade urgente de uma ação nacional e global mais ousada para combater o diabetes. Com mais de 4 em cada 10 pessoas com diabetes ainda não diagnosticadas, os governos devem priorizar a triagem, o diagnóstico precoce e a educação. Abordar a crescente onda de diabetes exigirá colaboração em vários setores e disciplinas. Os governos, o setor de saúde, a educação, a tecnologia e os setores privados têm um papel a desempenhar. As consequências de ignorar ou não prestar atenção suficiente ao desafio do diabetes são muito significativas. A inação diante dessa pandemia não é uma opção.”
Para explorar as descobertas globais, regionais e nacionais apresentadas no Atlas de Diabetes da IDF 11 Edição, visite https://diabetesatlas.org/.
Sobre a International Diabetes Federation
A International Diabetes Federation (IDF) é uma organização que reúne mais de 240 associações nacionais de diabetes em mais de 160 países e territórios. Sua missão é melhorar a vida das pessoas com diabetes e prevenir o diabetes em pessoas em risco. www.idf.org.
Sobre o Atlas de Diabetes da IDF
O Atlas do Diabetes da IDF é o recurso oficial sobre o impacto global do diabetes. Publicado pela primeira vez em 2000, é produzido pela International Diabetes Federation (IDF) em colaboração com um comitê global de especialistas científicos. Contém estatísticas sobre prevalência de diabetes, mortalidade relacionada ao diabetes e gastos com saúde nos níveis global, regional e nacional. A 11ª edição foi produzida graças a bolsas educacionais da Sanofi, Novo Nordisk e MSD. https://diabetesatlas.org/.
Logo – https://mma.prnewswire.com/media/2657497/International_Diabetes_Federation_Logo.jpg
FONTE International Diabetes Federation
Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Médico / Farmacêutico, Ensaios Clínicos / Descobertas Médicas, Publicação / Serviços de Informação, Saúde/Hospitais, Responsabilidade Social Corporativa
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também