Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Vantage Foundation visita a SOS Children’s Villages Portugal: combatendo a negligência e rompendo o ciclo

LISBOA, Portugal, 16 de abril de 2025 /PRNewswire/ — A negligência é uma das ameaças mais difundidas, embora ignorada, ao bem-estar de uma criança. Diferentemente do abandono, a negligência geralmente passa despercebida, deixando as crianças presas a ciclos de danos emocionais crônicos, quebra de confiança e dificuldades de desenvolvimento no […]

16 de abril de 2025

LISBOA, Portugal, 16 de abril de 2025 /PRNewswire/ — A negligência é uma das ameaças mais difundidas, embora ignorada, ao bem-estar de uma criança. Diferentemente do abandono, a negligência geralmente passa despercebida, deixando as crianças presas a ciclos de danos emocionais crônicos, quebra de confiança e dificuldades de desenvolvimento no longo prazo.
Recentemente, em uma visita à SOS Children’s Villages Portugal, em Lisboa, a Vantage Foundation se reuniu com a Coordenadora Corporativa de Captação de Recursos, Teresa Conceição, e o Líder de Marca e Comunicação, Emerson Marques, para discutir o compromisso de 60 anos da organização com a proteção de crianças que sofreram negligência, abandono ou abuso.
Vantage Foundation visita a SOS Children?s Villages Portugal: combatendo a negligência e rompendo o ciclo (PRNewsfoto/Vantage Foundation)

Em Portugal, a cada 10 minutos, uma criança cresce sem o apoio necessário para se desenvolver – muitas enfrentam situações de negligência que podem se estender por gerações. Como a negligência é menos perceptível do que outras formas de dano, muitas vezes ela passa despercebida, fazendo com que as crianças sofram traumas silenciosos e duradouros. A SOS Children’s Villages Portugal trabalha para quebrar esse ciclo por meio de prevenção, proteção e defesa, garantindo que nenhuma criança seja esquecida.
A negligência não se resume apenas à ausência de cuidados – é uma erosão crônica da confiança, que tem efeitos devastadores no desenvolvimento e na saúde mental. As crianças vítimas de negligência geralmente padecem de sofrimento emocional, problemas de apego e dificuldades para estabelecer relacionamentos saudáveis. Enquanto não houver intervenção, o ciclo de negligência continuará, prendendo as famílias em uma luta que se estende por gerações.
A SOS Children’s Villages Portugal combate a negligência na sua origem, fortalecendo as famílias pela educação, apoio à saúde mental e assistência emergencial. Ao enfrentar os desafios sistêmicos desde o início, eles ajudam a evitar rupturas familiares e a reduzir a necessidade de cuidados fora de casa.
Quando o afastamento da família é inevitável, a organização assegura que as crianças recebam cuidados de alta qualidade em um ambiente acolhedor. Entre as medidas estão manter os irmãos juntos, adaptar o atendimento às necessidades individuais e oferecer aos cuidadores treinamento especializado em práticas orientadas para o trauma. Eles também defendem proteções legais mais fortes para os jovens que estão saindo do sistema de assistência, garantindo que eles tenham as ferramentas para construir uma vida independente.

Vantage Foundation visita a SOS Children?s Villages Portugal: combatendo a negligência e rompendo o ciclo (PRNewsfoto/Vantage Foundation)

A Vantage Foundation reconhece que para acabar com a negligência é preciso colaboração. Por meio do trabalho com organizações como a SOS Children’s Villages, empresas, formuladores de políticas e comunidades podem ampliar as vozes de crianças em situações de vulnerabilidade e ajudar a romper o ciclo de negligência nas famílias.
“A negligência infantil é uma questão profunda, invisível e devastadora”, ressalta Emerson Marques, líder de Marca e Comunicação da SOS Children’s Villages Portugal. “Quanto mais silenciosa for a situação, mais perigosa ela se tornará. A divulgação dessa mensagem é essencial para quebrar o ciclo – precisamos que mais pessoas conheçam, se importem e participem dessa causa. Só assim poderemos garantir que nenhuma criança cresça sem o amor, o respeito e a segurança que merece.”
“O trabalho da SOS Children’s Villages Portugal é de fato inspirador”, disse Steven, diretor executivo da Vantage Foundation. “É uma prova do que pode ser feito quando priorizamos o futuro das crianças e reforçamos a importância da ação coletiva. A negligência é uma crise silenciosa – mas, juntos, podemos tirá-la das sombras e promover mudanças reais.”
Encarando a negligência de frente, podemos construir um mundo em que todas as crianças cresçam com amor, respeito e segurança.
Essa iniciativa faz parte do compromisso permanente da Vantage Foundation com a emancipação das comunidades vulneráveis. Para saber mais sobre a SOS Children’s Villages Portugal, acesse https://www.aldeias-sos.org/.
Sobre a Vantage Foundation
A Vantage Foundation é uma organização beneficente independente lançada no McLaren Technology Centre, no Reino Unido, em 2023. A fundação fez parcerias com organizações do mundo inteiro, incluindo a Grab Indonesia, a iREDE Foundation na Nigéria, a Teach For Malaysia e o Instituto Claret no Brasil, para promover iniciativas sociais de impacto.
Para obter mais informações, acesse www.vantage.foundation

(PRNewsfoto/Vantage Foundation)

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2666368/Vantage_Foundation_Visits_SOS_Children_s_Villages_Portugal_Addressing_Neglect_Breaking.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2666369/Vantage_Foundation_Visits_SOS_Children_s_Villages_Portugal_Addressing_Neglect_Breaking_1.jpg
Logo – https://mma.prnewswire.com/media/2299654/Vantage_Foundation_Logo.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/vantage-foundation-visita-a-sos-childrens-villages-portugal-combatendo-a-negligencia-e-rompendo-o-ciclo-302430282.html

FONTE Vantage Foundation

Tópicos Relacionados: Saúde Mental, Sem Fins Lucrativos, Saúde/Hospitais, Responsabilidade Social Corporativa, Notícias Relacionadas a Crianças, Ambiental, Social e Governança

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também