Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

AUVP Capital sobe ao topo de ranking do BTG Pactual

Há seis meses, consultoria criada por influenciador de finanças Raul Sena estava na 51ª colocação

30 de outubro de 2024

Por Aramis Merki II

A AUVP Capital, criada pelo influenciador de finanças Raul Sena, alcançou o topo do ranking do BTG Pactual para consultorias de investimentos. Há seis meses, a empresa estava na 51ª colocação. Sena afirmou ao Broadcast que o escritório tem crescido ao captar clientes que buscam transparência na forma como remuneram quem os assessora. “Muitas pessoas estão chateadas com este modelo de comissionamento”, afirmou o influencer em relação ao que clientes encontram em outras assessorias. O formato de cobrança da sua consultoria é o chamado fee-based. Ou seja, a empresa se remunera cobrando um porcentual pré-determinado do patrimônio do cliente.

O momento de mais cautela nos investimentos não tem sido problema para o crescimento da empresa, de acordo com Sena. “Nosso crescimento vem da falha dos assessores. Enquanto eles estiverem cometendo erros, nós teremos espaço”, disse. O modelo de remuneração fixa está chamando atenção no mercado brasileiro, visto que entrará em vigor, no dia 1º de novembro, a Resolução CVM 179. A nova regra exige a divulgação pelas instituições financeiras – corretoras e seus intermediários – sobre a remuneração gerada por operação realizada pelo cliente.

Apesar de não abrir qual é o valor total de ativos de clientes que tem sob a consultoria, Sena diz que, na primeira quinzena de outubro, R$ 220 milhões foram captados. O conglomerado que a AUVP faz parte, que inclui uma escola de investimentos, tem faturamento anual de R$ 80 milhões.

A consultoria iniciou sua atividade no início do ano passado sem vínculo com instituição financeira. Em 2024, a casa foi procurada pelo BTG Pactual para uma parceria. “Nós já havíamos sido procurados por outras corretoras antes, mas queriam que mudássemos nosso modelo para o de um escritório de assessoria convencional. O BTG não alterou em nada nossa forma de trabalhar”, aponta o fundador da empresa.

O que mudou foi o horizonte de clientes. Antes, a goiana AUVP tinha clientes predominantemente do agronegócio. Agora, perfis diversificados de investidores têm chegado. A oferta de serviços da área corporate e a emissão de cartão de crédito são outras das mudanças.

Influenciador e consultor

Raul Sena entrou para o mundo das finanças em 2019, quando criou o site Investidor Sardinha. O projeto virou um canal no Youtube e o levou a ser um dos maiores influenciadores de finanças do País, de acordo com a pesquisa Finfluence realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). O canal tem 1,14 milhão de seguidores, segundo a página no YouTube.

Em 2020, a empresa passou a oferecer cursos sobre como investir. Segundo Sena, escola já vendeu cursos para cerca de 30 mil pessoas.

Veja também