Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Troca de VP é primeira mudança em nova gestão

Início pela área comercial da Vale é para dar nova dinâmica para relacionamento com os clientes

9 de outubro de 2024

Juliana Garçon

A substituição de Marcello Spinelli na vice-presidência de Soluções de Minério de Ferro da Vale é o primeiro movimento de uma esperada reformulação da cúpula após a chegada de Gustavo Pimenta à presidência da companhia. A expectativa é que haja novas mudanças na companhia. De acordo com pessoas próximas à companhia, a expectativa é de que a vice-presidência de Assuntos Corporativos e Institucionais seja desdobrada em duas.

O Broadcast apurou que Pimenta decidiu iniciar as mudanças pela área comercial por julgar que é importante dar, de imediato, uma nova dinâmica para o relacionamento da Vale com os clientes.

O novo vice-presidência de Soluções de Minério de Ferro, Rogério Nogueira, vai ocupar o cargo interinamente até 31 de dezembro. Mas fontes avaliam que a posição pode acabar se tornando permanente, pois como diretor de Desenvolvimento de Produtos e Negócios, Nogueira mantinha maior dinamismo nas atividades.

Nogueira é engenheiro pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem especializações pela University of Texas at Austin e Texas McCombs School of Business. Antes de chegar à Vale, onde já foi diretor de Relações com Investidores e diretor de Controladoria, Nogueira passou mais de cinco anos na BHP Billiton, onde foi vice-presidente de Minério de Ferro nas Américas e diretor de Minério de Ferro da África Ocidental e CEO da empresa na Libéria.

Escolhido para o posto no fim de agosto, após um longo e intenso processo de sucessão, Pimenta assumiu no último dia 1º com a missão de dar continuidade aos êxitos do antecessor, Eduardo Bartolomeo, e avançar em uma série de pontos.

A gestão Bartolomeo, iniciada em 2019, após o desastre de Brumadinho, focou na segurança operacional, na retomada dos níveis de produção e, também, no desenvolvimento da área de metais básicos. Mas Pimenta precisará avançar na expansão da produção e nas relações da Vale com stakeholders, principalmente os governos.

Veja também