"Porto Alegre é longe, tô pegando o ônibus pra te encontrar"
30 de agosto de 2024
Por Isadora Duarte
A participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na abertura oficial da Expointer, feira agropecuária realizada em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi tomada por idas e vindas. A presença de Fávaro no evento estava confirmada há uma semana pelos organizadores. No entanto, no fim da tarde de ontem, 29, o cerimonial do Ministério comunicou o cancelamento da visita aos organizadores e lideranças produtivas gaúchas por indisponibilidade de avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Interlocutores próximos ao ministro buscavam contornar a falta de aviões da FAB e encontrar alternativas para a ida de Fávaro durante toda a noite de quinta-feira. Somou-se à indisponibilidade de aeronaves da FAB, a escassez de voos comerciais ao Rio Grande do Sul devido ao fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho (a 20km do local da feira). “Ainda não desistimos”, disse uma fonte do governo às 21h à reportagem.
O ministro comumente faz uso de voos comerciais e, segundo interlocutores, essa não seria uma restrição para sua ida, mas as opções eram incompatíveis. Voos para a base aérea de Canoas estavam indisponíveis ou chegariam após o horário do evento. O mesmo ocorria com voos cotados para Florianópolis.
O vaivém se estendeu até às 22h de quinta-feira, na véspera do evento. A alternativa encontrada foi articulada entre empresários, produtores rurais e a Secretaria Extraordinária para Reconstrução do Rio Grande do Sul. Entidades do agronegócio gaúcho se uniram e custearam um jato aéreo particular para garantir a presença do ministro. “Estamos trazendo o Fávaro. Mandamos um jato buscar ele”, confidenciou à reportagem representante de entidade agropecuária.
Nas redes sociais, às 23h08, Fávaro confirmou a presença na Expointer nesta sexta-feira. “No exercício de suas missões constitucionais, a Força Aérea Brasileira (FAB) sempre nos apoiou nas ações inerentes ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), especialmente em atividades emergenciais, como no caso recente da doença de Newcastle, no estado do Rio Grande do Sul. Ainda hoje, a FAB, apesar dos contingenciamentos e cortes impostos, cumpre suas atribuições com arrojo e determinação em diversas regiões do Brasil, dentre elas, no socorro aos irmãos gaúchos atingidos pelo desastre climático e no combate aos incêndios florestais em São Paulo. Reforço que as dificuldades técnicas apontadas já foram superadas de outra forma”, escreveu no X, antigo Twitter.
O ministro decolou por volta das 7h30 de Brasília e desembarcou na base aérea de Canoas por volta das 10h, com deslocamento até o Parque de Exposições Assis Brasil, onde a feira é realizada. A Expointer começou em 24 de agosto e termina no próximo domingo (1º), mas tradicionalmente a abertura oficial com o desfile dos grandes campeões (animais vencedores de provas) acontece na sexta-feira que precede o último fim de semana da feira. A cerimônia ocorreu às 11h desta sexta-feira.
Neste ano, a Expointer ganhou um peso simbólico extra: marca a retomada do agronegócio gaúcho após as enchentes de maio deste ano. Produtores, cooperativas e empresas do setor esperavam ansiosos a visita de Fávaro na expectativa de novos anúncios de ajuda ao setor.
Não fosse a articulação dos produtores rurais, o desfecho da história teria a trilha sonora de um conhecido grupo musical gaúcho, o JM, que canta: “Porto Alegre é longe, tô pegando o ônibus pra te encontrar”.
Veja também