Agronegócios
03/07/2020 10:38

Café: concurso de qualidade de grãos especiais da BSCA está com inscrição aberta até 2 de setembro


São Paulo, 03/07/2020 - As inscrições para o Cup of Excellence - 2020, principal concurso de qualidade do mundo para cafés especiais, estão abertas até o dia 2 de setembro. As amostras que forem eleitas vencedoras ganham o direito de participar de um disputado leilão internacional, via internet. Já os cafés da fase internacional, que obtiverem nota entre 86 pontos até o 25º ganhador, serão considerados “Vencedores Nacionais” da competição e também estarão à disposição para aquisição em leilão.

Os preços alcançados nesses pregões vão muito além do mercado convencional. Em 2017, por exemplo, o campeão da competição alcançou o maior valor pago por uma saca (60 kg) de café no País: R$ 55,5 mil.

A iniciativa do certame é da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation". Os produtores de café arábica de todo o País podem se inscrever no site da entidade (http://brazilcoffeenation.com.br/contest-edition/enter/id/19) e enviar suas amostras.

A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, informa em comunicado que o concurso passou por uma modificação técnica, elevando a nota de corte nos processos de avaliação. "O Brasil e seus cafeicultores vêm ampliando o nível de qualidade e sustentabilidade dos cafés produzidos constantemente e, como reflexo, subimos a pontuação mínima da competição em um ponto. Para a pré-seleção e à fase nacional, serão classificadas as amostras que alcançarem 87 pontos ou mais. Já os vencedores serão aqueles cafés que obtiverem 88 pontos ou mais na fase internacional, limitados aos primeiros 25 classificados", completa Vanusia.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso