Agronegócios
24/11/2020 10:27

Alimentos: Danone precisa impressionar investidores e superar crise


Londres, 24/11/2020 - A multinacional francesa Danone terá um trabalho árduo para reconquistar seus investidores em plena pandemia e com negócios cada vez mais competitivos. Das três maiores empresas de alimentos da Europa, a Danone é a única cujas margens caíram nos primeiros seis meses do ano em comparação com o mesmo período de 2019, informa o The Wall Street Journal.

A empresa, com sede em Paris, que fabrica uma gama diversificada de produtos saudáveis, que estão em moda, anunciou ontem planos para reduzir os custos em 1 bilhão de euros, equivalente a US$ 1,19 bilhão nos próximos três anos e retornar à sua margem operacional pré-pandemia até 2022.

As concorrentes europeias Nestlé e Unilever começaram esse tipo de reestruturação há três anos. Após ver uma queda de 30% nas ações, a Danone sugere que começou a mostrar mudanças. As ações da Nestlé e da Unilever estão mais ou menos estáveis, assim como as das empresas de alimentos dos EUA, Kraft Heinz e Campbell Soup, que têm marcas menos saudáveis.

A administração da companhia reconhece que tem um problema com os acionistas, principalmente após perder a meta de margem operacional de 16% previamente definida para 2020, que não pode ser totalmente atribuída à pandemia.

Enquanto isso, na China, a empresa local de alimentos para bebês Feihe está conquistando participação de mercado de marcas internacionais, como Danone, bem como Nestlé e Reckitt Benckiser. Os chineses, no entanto, também podem estar brigando por um negócio em queda, já que a taxa de natalidade da China está projetada para cair 8% este ano, de acordo com o Barclays. A unidade de alimentos para bebês da empresa francesa é de longe a mais lucrativa.

Em compensação, a Danone preenche muitos requisitos para os investidores de hoje. Ela é líder em questões ambientais, sociais e governamentais e começou a relatar uma métrica pioneira de ganhos por ação ajustados por carbono no início deste ano. Um portfólio de marcas e produtos à base de plantas que aumentam a imunidade vai ao encontro das tendências de consumo, especialmente após uma pandemia. Portanto, um novo enfoque no envelhecimento saudável tem o potencial de compensar parte da maior competição que enfrenta nos produtos destinados aos bebês. Neste ano, as vendas de marcas como as bebidas nutricionais para adultos Protinex cresceram 20%. Fonte: Dow Jones Newswires
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