Agronegócios
07/02/2022 15:14

Aftosa/Agricultura: 99,82% do rebanho bovino de São Paulo foi vacinado


São Paulo, 07/02/2022 - São Paulo vacinou contra febre aftosa 99,82% do rebanho de bovídeos de zero a 24 meses. Ao todo, 99,33% das propriedades rurais paulistas também fizeram o registro de vacinação, de acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A campanha paulista de vacinação terminou em 31 de dezembro e a declaração pôde ser feita até 7 de janeiro. “O escoamento das vacinas foi um problema enfrentado em praticamente todo o Brasil, por isso, atendendo à demanda dos produtores rurais, prorrogamos o fim da campanha em um mês”, lembra em nota o assistente agropecuário da CDA e responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa no Estado de São Paulo, Adriano Macedo Debiazzi.

De acordo com Debiazzi, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Defesa Agropecuária têm trabalhado para que o Estado seja uma zona livre de febre aftosa, sem necessidade de vacinação, o que permitirá a abertura de novos mercados internacionais para a carne e o leite produzidos no Estado. “Desde 1996 não temos foco de febre aftosa. Não temos a circulação do vírus no Estado. Por isso, estamos fortalecendo nossa vigilância para alcançar essa conquista, a retirada da vacinação obrigatória, em breve”, afirma Debiazzi.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso