Agronegócios
21/10/2021 17:52

Broadcast Live/COP-26/Rodrigo Lima: mercado de carbono estará na mesa e isso será marcante


Por Julliana Martins e Tânia Rabello

São Paulo, 21/10/2021 - O sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo Lima, disse nesta quinta-feira que as pautas referentes à regulação do mercado de carbono "estarão na mesa" na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que ocorre de 1º a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. "Esse é o tema mais marcante dessa conferência. Ele participou, nesta tarde, da Broadcast Live, promovida pela Agência Estado sob o tema "O agronegócio e a COP-26".

De acordo com Lima, o assunto ganha importância para viabilizar o cumprimento do Acordo de Paris. "Se as regras do mercado de carbono não forem definidas, vai-se perder o ritmo de Paris", afirmou. Ele mencionou como exemplo o que ocorreu com o Fundo Verde para o Clima, acordado em 2009, na conferência de Copenhagen, na Dinamarca, que até o momento não foi concretizado como previsto.

Para além do mercado de carbono, a COP-26 deve discutir, ainda, o financiamento climático, que o especialista ressaltou ser necessário crescer e chegar a vários setores, e não apenas ao de energia. Lima incluiu entre as possíveis pautas a necessidade de os países levarem propostas com metas de neutralidade climática, como a do Brasil, cuja previsão é para 2050.

"O Brasil deve dizer como vai caminhar até 2050 para neutralizar as emissões", afirmou no evento. E acrescentou que se o País "chegar sem metas em Glasgow será ruim".

Assista à íntegra da Live no link https://www.youtube.com/watch?v=jC0pAmhJXno

Contato: julliana.martins@estadao.com e tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso