Agronegócios
30/11/2021 12:14

Abiove/Nassar: Brasil anda para trás em biocombustíveis; deveria aumentar uso de renováveis, não diminuir


Por Clarice Couto

São Paulo, 30/11/2021 - O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, disse nesta manhã que o Brasil “está caminhando para trás” em sua política para biocombustíveis. “Deveríamos estar aumentando a substituição de combustíveis fósseis por renováveis, mas estamos diminuindo”, destacou durante o evento online “Corredores Verdes para a soja: rota sustentável até a China”, promovido pelo Instituto O mundo que queremos.

Ontem, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) do Brasil informou que manterá o porcentual de 10% para a mistura do biodiesel no diesel ao longo de todo o ano que vem. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. A previsão era de que a mistura aumentasse para 14% em 2022 e 15% em 2023.

A diretora do Centro Empresarial Brasil China (CEBC), Cláudia Trevisan, que também participou do debate, afirmou que há espaço para a cooperação dos dois países no setor de biocombustíveis. “A China é o maior importador de petróleo do mundo e o esforço do país na descarbonização até 2060 vai exigir mudanças na matriz energética. O Brasil poderia ser fornecedor de biocombustíveis e também de hidrogênio verde, um setor que está sendo desenvolvido mas que vem avançando”, afirmou.

Contato: clarice.couto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso