Agronegócios
16/10/2023 16:21

Seguro rural: Faesc diz estar em estado de alerta em relação à falta de verba para subvenção


São Paulo, 16/10/2023 - A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) disse hoje, em nota, estar "em estado de alerta" por causa da redução da verba orçamentária destinada ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. O orçamento geral da União não contempla recursos para o seguro rural em 2024, agravando a preocupação. Adicionalmente, a Faesc lembra que o Congresso Nacional aprovou um corte de R$ 45 milhões na verba de 2023, direcionando esse montante para outras despesas do Ministério da Agricultura. O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, enfatiza, na nota, a insegurança que essa situação traz ao meio rural.

Diante dessa situação, a Faesc e outras entidades do setor produtivo alertam que a falta de recursos pode desencorajar os produtores a contratar seguros, o que, por sua vez, pode resultar em prejuízos significativos para a cadeia produtiva e afetar a produtividade agrícola.

O presidente da Faesc também lamenta a falta de subvenção em um momento em que o setor já enfrenta contratos de seguro mais caros devido ao aumento das indenizações decorrentes de eventos climáticos. A entidade destaca que, nos últimos cinco anos, seguradoras pagaram cerca de R$ 20 bilhões em indenizações a produtores rurais devido a eventos climáticos, destacando a importância do seguro em manter a estabilidade do setor.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso