Agronegócios
11/05/2021 10:02

Embrapa/covid-19: Fortaleza (CE) recebe empréstimo de 2 ultrafreezers para conservação de vacinas


São Paulo, 11/05/2021 - A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Saúde de Fortaleza (CE), já está com dois ultrafreezers com capacidade de conservação a uma temperatura de 80 graus negativos. Os equipamentos fazem parte da infraestrutura do parque de laboratórios de pesquisa agropecuária da Embrapa Agroindústria Tropical. Com o empréstimo, o município de Fortaleza está preparado para receber a remessa de 45 mil doses de vacina da Pfizer, que deve chegar nos próximos dias. Estima-se que os dois equipamentos possam conservar até 200 mil doses, informa a Embrapa Agroindústria Tropical, em comunicado.

Em virtude da necessidade de conservação a baixas temperaturas, esta vacina será aplicada somente na Capital, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. O imunizante de RNA é conservado por até seis meses a 80 graus negativos, por 14 dias a 25 graus negativos e por até 5 dias com temperaturas de 2 a 8 graus.

Conforme a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Nivia Tavares Pessoa de Souza, o município de Fortaleza dispõe de duas câmaras frias, com capacidade de 2 a 8 graus, mas ainda não dispunha de ultrafreezer. O processo para aquisição do equipamento, que é importado e produzido sob demanda, foi iniciado em novembro passado.

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, informou que a Embrapa conseguiu desburocratizar o processo de empréstimo para que os equipamentos fossem entregues e instalados o mais rápido possível. A empresa ajustou seu cronograma de atividades para atender o município. “As unidades da Embrapa em todo o País têm colaborado com o enfrentamento da pandemia. É importante que toda a sociedade se mobilize para vacinar a população”.

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, ao todo, 17.550 doses da vacina da Pfizer chegaram ao Ceará no fim da tarde de segunda-feira (3) e uma próxima remessa deve chegar nos próximos dias. O imunizante deverá ser disponibilizado como primeira dose para pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, cadastrados na plataforma Saúde Digital. Serão duas doses, com intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda, conforme orientação do MS.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso