Agronegócios
14/12/2023 08:21

Soja/Aiba: semeadura está 10% atrasada no oeste da Bahia


Por Vinicius Galera

São Paulo, 14/12/2023 - A má distribuição das chuvas e as elevadas temperaturas têm comprometido a janela de semeadura da soja no oeste da Bahia, região que integra o polo produtivo do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O plantio está atrasado em 10%, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Até segunda-feira (11), 81,5% da área tinha sido plantada. O número corresponde a 1,6 milhão de hectares de soja. Em igual período do ano passado, 91% da área estava semeada, segundo o gerente de agronegócio da entidade, Aloísio Júnior.

As chuvas irregulares também provocam replantio no Estado. Segundo o executivo, a região tem de 200 mil a 250 mil hectares replantados, o que equivale a 10% da área total de 2 milhões de hectares. Em muitos casos, os produtores estão impossibilitados de plantar e, quando avançam, é a passos lentos. Muitas vezes, eles voltam a áreas plantadas e constatam que o desenvolvimento fisiológico das plantas foi comprometido. "Temos visto muitas plantas mortas, sementes que nem chegam a brotar ou emergir", afirmou.

Produtores já recompraram sementes e estão adquirindo insumos de maneira gradual para o replantio. Contudo, ele diz que é cedo para falar em quebra de safra e de aumento no custo de produção no Estado.

Em relação ao milho, Aloísio Júnior diz que a região já previa uma redução de 38% da área, dos 180 mil hectares de 2022/23 para 110 mil hectares em 2023/24. O executivo disse que, neste ano, a semeadura do cereal está na mesma situação. "No ano passado, tínhamos mais de 90% da área plantada, este ano estamos com 80%", afirmou. Para o algodão, haverá um incremento significativo da área, de 1,8 milhão para 2 milhões de hectares em 2023/24.

De acordo com a liderança, ao longo deste mês e do mês de janeiro, as chuvas podem se normalizar e compensar os atrasos e possíveis perdas. "As previsões são bem dinâmicas, mudam muito em 15 dias", afirmou. "Temos modelos climáticos que indicam que podemos voltar à normalidade em breve."

Em janeiro, o conselho técnico da Aiba se reunirá para fazer uma avaliação da safra e estimar as possíveis perdas produtivas.

Contato: vinicius.galera@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso