Agronegócios
19/05/2020 18:25

Soja: Itaipu abre vertedouro para ajudar no escoamento da safra da Argentina e do Paraná


Por: Leticia Pakulski

São Paulo, 19/05/2020 - A usina hidrelétrica de Itaipu está promovendo aberturas do vertedouro para ajudar a elevar o nível do rio Paraná e permitir o escoamento da safra de soja do Paraguai e da Argentina, disse a administração da usina, em nota. A reabertura inicial ocorreu na segunda-feira (18), e movimento similar ocorreu entre a madrugada e a manhã de hoje. Ao longo de 12 dias, a usina deve contribuir diariamente com a vazão média de 8,5 mil metros cúbicos por segundo, permitindo que o nível do rio a jusante da usina suba entre 2 e 3 metros, disse o superintendente de Operação da Itaipu, José Benedito Mota Júnior, conforme o comunicado.

"Com a abertura e o aumento do nível do Rio Paraná, mais de 200 mil toneladas de soja, avaliadas em US$ 60 milhões, poderão seguir para o mercado exterior", afirmou a usina, na nota.

A queda histórica do nível do rio Paraná vinha dificultando o trânsito e o carregamento de navios no Terminal de Rosário, segundo relatório da Câmara da Indústria Oleaginosa da República Argentina (Ciara) e do Centro de Exportadores de Cereais (CEC). As exportações argentinas de grãos e derivados geraram receita de US$ 1,524 bilhão em abril, queda de 20,4% ante igual mês de 2019.

Além do nível baixo do Paraná, as entidades citaram outros fatores, como os efeitos do isolamento social, a comercialização adiantada, os atrasos na circulação de transporte e no suprimento de terminais e plantas de processamento e a instabilidade econômica e comercial por causa da covid-19 como motivos para o recuo nos embarques.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso