Agronegócios
23/07/2020 11:07

Alimentos/EUA: Hershey registra lucro líquido de US$ 268,9 mi no 2TRI20, queda de 14%


Por Isadora Duarte, com informações da Dow Jones Newswires

São Paulo, 23/07/2020 - A fabricante norte-americana de chocolate Hershey registrou lucro líquido de US$ 268,9 milhões no segundo trimestre deste ano, o equivalente a US$ 1,29 por ação. O resultado representa queda de 14% na comparação com o mesmo período de 2019, quando foi reportado lucro líquido de US$ 313,3 milhões (US$ 1,48 por ação). O lucro ajustado foi de US$ 1,31 por ação. A receita líquida recuou 3,4% na comparação anual, passando de US$ 1,767 bilhão no segundo trimestre de 2019 para US$ 1,707 bilhão no segundo trimestre de 2020.

O desempenho trimestral da companhia veio em linha com o observado nos trimestres anteriores, em que a receita dava sinais de desaceleração - o que surpreende analistas do segmento que consideram o mix de produtos de empresas de alimentos como a Hershey resiliente a oscilações de demanda. Já a retração no lucro líquido veio pelo terceiro trimestre consecutivo. Analistas consultados pela FactSet esperavam receita de US$ 1,740 bilhão e lucro ajustado de US$ 1,12 por ação. Após a divulgação dos resultados financeiros, os papéis da companhia negociados na Bolsa de Valores de Nova York operavam em alta de 2,20%¨no pré-mercado, a US$ 142,50 por ação às 8h43 de Brasília.

Conforme comunicado divulgado nesta quinta-feira, a empresa atribui o recuo no lucro e na receita aos impactos relacionados à pandemia do novo coronavírus, mas considera o desempenho no período satisfatório. "Registramos um crescimento de vendas na América do Norte no segundo trimestre, apesar das complexidades crescentes apresentadas pela pandemia da covid-19. Além disso, um forte gerenciamento de custos nos permitiu compensar muitas das pressões financeiras relacionadas à covid-19 e manter o lucro ajustado em linha com o ano passado", informou a CEO companhia, Michele Buck, no comunicado.

No segundo trimestre deste ano, a receita com vendas internacionais da empresa recuou 38% para US$ 123,5 milhões, enquanto em volume a queda foi de 31,3%. "Uma vez que a mobilidade do consumidor e a segurança econômica e as operações de varejo foram significativamente prejudicadas pela covid-19. O fechamento das lojas próprias da empresa no trimestre, bem como as grandes quedas nas viagens aéreas, afetaram ainda mais os resultados gerais do segmento", disse a Hershey. Em compensação, nos EUA e no Canadá, o maior mercado da Hershey, as vendas avançaram 1% no mesmo período para US$ 1,584 bilhão, enquanto em volume o crescimento foi de 4,1%. Segundo a empresa, o reajuste de preços compensou a alta de custos operacionais relacionados à pandemia da covid-19 e o mix desfavorável.

A Hershey informou que espera que as vendas aumentem no segundo semestre. Na América do Norte, espera-se que o consumo doméstico elevado e a reposição dos níveis de estoque de varejistas e distribuidores aumentem as vendas. Em contrapartida, o segmento internacional continuará sendo pressionado por menor volume de vendas, dadas as tendências atuais de viagens e tendências macroeconômicas.

Para o acumulado do ano fiscal de 2020, a Hershey retirou seu guidance em virtude das incertezas quanto à economia global em meio à pandemia do novo coronavírus. "O impacto de picos recentes de casos de coronavírus na mobilidade do consumidor, nas operações de varejo, regulamentos governamentais e ambiente macroeconômico, no entanto, permanece incerto. Como resultado, a empresa não está fornecendo novas orientações para o ano fiscal de 2020 no momento", afirmou a empresa no comunicado. No fim de janeiro, a empresa havia informado que esperava incremento entre 2% a 4% nas vendas líquidas e lucro ajustado entre US$ 6,13 e US$ 6,24 por ação.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso