Agronegócios
16/07/2022 07:53

Ucrânia: Zelensky denuncia ataques russos em todo país e pede maior estado de alerta


Dnipro, Ucrânia, 16/07/2022 - O presidente Volodymyr Zelensky pediu um maior estado de alerta neste sábado, conforme forças russas intensificam os ataques com mísseis em cidades da Ucrânia. Sirenes de ataques aéreos soaram em todo o país hoje, após três dias de ataques mortais que mataram pelo menos 34 pessoas.

Em uma mensagem de vídeo postada em sua página oficial do Telegram no início deste sábado, Zelensky disse que as forças russas continuam tentando pressionar seu governo e o povo da Ucrânia. "O alerta da sirene aérea está em quase todo o território de nossos estados", destaca.

Ofensiva russa

O alerta do presidente ocorreu após um ataque mortal com mísseis de cruzeiro Kalibr na quinta-feira, em um prédio de escritórios em Vinnytsia, uma cidade cerca de 200 quilômetros a sudoeste de Kiev, a capital do país. O ataque matou pelo menos 23 pessoas e feriu dezenas.

Oito pessoas morreram e 13 ficaram feridas em uma série de bombardeios na região leste de Donetsk, disse o governador Pavlo Kyrylenko. Os distritos atacados incluíam Krasnohorivka, Slovyansk, Avdiivka, Zakitny, Hirnyk e Ostrivskyi. Quatorze pessoas ficaram feridas.

As forças russas também destruíram casas particulares na cidade oriental de Kostyantynivka. "Os invasores estão transformando nossas cidades e vilas em ruínas, destruindo pessoas e indústrias", disse Kyrylenko.

Na cidade oriental de Dnipro, que permaneceu relativamente quieta desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro, mísseis atingiram uma dúzia de prédios, incluindo uma escola, apartamentos residenciais e um complexo industrial na sexta-feira.

Uma série de explosões altas e fumaça preta veio dos locais-alvo. Pelo menos três pessoas morreram e 15 ficaram feridas no ataque, de acordo com o governador de Dnipro, Valentyn Reznichenko.

As forças russas reivindicaram o controle de toda a região de Luhansk no início deste mês, após semanas de batalhas difíceis que cobraram um preço alto dos dois lados. De acordo com autoridades ucranianas, Moscou está agora focando sua ofensiva na região vizinha de Donetsk, que junto com Luhansk formam Donbas. A Rússia fez da captura de Donbas uma prioridade depois de se retirar do centro da Ucrânia em março.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, viajou para um posto de comando russo não identificado na manhã deste sábado para inspecionar as tropas russas e emitir instruções para que as forças "intensifiquem as ações em todas as direções operacionais" para evitar ataques ucranianos em "Donbas e outras regiões", segundo um comunicado de imprensa do Ministério da Defesa russo.

A inspeção ocorre depois que, nas últimas semanas, as forças ucranianas usaram artilharia de longo alcance enviada pelos Estados Unidos e aliados contra alvos de alto valor, como depósitos de munição e postos de comando nas profundezas da retaguarda russa.

Fonte: Dow Jones Newswires
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso