Agronegócios
08/07/2022 08:15

Trigo/Emater: plantio atinge 80% da área prevista, atrasado ante ciclo anterior e a média


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 08/07/2022 - Com a sequência de dias sem a ocorrência de chuvas entre 29 de junho e 2 de julho e a consequente diminuição do teor de umidade nos solos no Rio Grande do Sul, foi possível retomar a semeadura do trigo e intensificar a operação onde havia atraso, disse a Emater/RS-Ascar. De acordo com o informativo conjuntural semanal, o plantio atingiu 80% da área prevista, avanço de 20 pontos porcentuais em uma semana. Há, entretanto, atraso ante igual período da safra passada (89%) e a média das cinco safras anteriores (90%).

O porcentual de plantio concluído é maior na região Noroeste do Estado, onde alguns municípios estão próximos da finalização, e menor em parte da Serra, onde a semeadura está no início.

A maior incidência de radiação solar traduziu-se também em melhores condições para as lavouras implantadas anteriormente e que apresentavam aspecto mais amarelado, segundo a Emater. "Foi observado um crescimento mais rápido, e as plantas tomaram um porte mais vigoroso", disse.

A estimativa para a área plantada de trigo no Estado na para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares, e a produtividade esperada é de 2.822 kg/ha.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso