Agronegócios
01/11/2018 17:44

Soja/RS: plantio avança 7 pontos porcentuais e atinge 10% da área da safra 2018/19


São Paulo, 01/11/2018 - O plantio da safra 2018/19 de soja atingia 10% da área prevista no Rio Grande do Sul até 1º de novembro, ante 3% na semana anterior, informou a Emater/RS-Ascar, em informativo semanal. Em igual período do ano passado, 9% da área estava plantada. Na maioria das regiões, os produtores intensificaram a semeadura. Somente nas áreas com maior umidade a semeadura evoluiu pouco, como no Médio Alto Uruguai. No Alto Jacuí, na região Celeiro e no Noroeste Colonial, áreas que estavam com pastagens para os bovinos de leite apresentaram condições de cultivo para a soja com solo mais úmido, possibilitando o avanço da semeadura na região, apontou a entidade. "As lavouras semeadas apresentam boa germinação, emergência e ótimo estande de plantas." De acordo com o boletim, ainda é significativo o movimento por parte dos sojicultores para aquisição dos insumos.

No milho, a semeadura da primeira safra já está encerrada nas regiões do Planalto Médio e Alto Uruguai. Nas demais áreas produtoras, a implantação avança. Ao todo, 68% da área foi plantada, ante 62% na semana anterior e 75% há um ano. "O padrão das lavouras é muito bom, favorecido pelas condições meteorológicas do momento - dias ensolarados, temperaturas altas durante a tarde e amenas à noite", apontou a Emater.

Quanto ao trigo, 48% da área da safra 2018 foi colhida, ante 30% uma semana antes e 35% em igual período de 2017. Apenas o Planalto Médio e o Alto da Serra do Botucaraí ainda precisam iniciar a retirada dos grãos. "Os primeiros rendimentos estão bastante variados, conforme os danos provocados pelos eventos climáticos", disse a Emater. A entidade também apontou incidência de doenças fúngicas, principalmente giberela, septória e brusone, que leva à redução da produtividade e à perda de qualidade. " A qualidade do produto colhido varia entre 76 e 78 de PH, (abaixo de 78 inviabiliza o aproveitamento para a industrialização), e a avaliação qualitativa dos grãos apresenta baixa força de glúten (W)." (Leticia Pakulski - leticia.pakulski@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso