Agronegócios
27/10/2022 08:25

Soja: cj Selecta lança plataforma de monitoramento para garantir sustentabilidade no fornecimento


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 27/10/2022 - A CJ Selecta, fabricante de derivados de soja para diversos segmentos e fornecedor de concentrado de soja para ração de peixes, adotou em setembro monitor de sustentabilidade integrado ao seu sistema de gestão empresarial, capaz de bloquear automaticamente fornecedores de soja que não estejam em conformidade com a política de sustentabilidade empregada pela empresa. "Este é um importante avanço no cadastro dos fornecedores de soja e no gerenciamento na compra de grãos", disse a gerente de ESG da CJ Selecta, Patrícia Sugui, em nota.

Antes, esse processo era feito de forma manual com a plataforma de inteligência geográfica SIMFaz, da Agrosatélite. Segundo a executiva, agora a empresa tem mais facilidade no acompanhamento das análises e mais autonomia no sistema para saber, por exemplo, se uma propriedade rural ou seu detentor está em conformidade com os critérios socioambientais e políticas ESG. "A tecnologia apresenta um amplo checklist de consultas automáticas e possibilita a identificação de conflitos de sobreposição com áreas de conservação, terras indígenas, quilombolas, entre outros."

Em caso de bloqueio de um fornecedor, ele só será liberado pelos analistas ESG caso apresente a documentação comprobatória que suporte a aquisição. "Uma área aparentemente embargada só será liberada caso seja apresentada a certidão negativa de embargo por parte do fornecedor", disse Sugui.

A CJ Selecta também lançou o aplicativo Soy Trace, desenvolvido para dar acesso exclusivo aos clientes da empresa a documentos e informações sobre a rastreabilidade nas produções, desde a origem até o embarque do produto final. A plataforma fornece a rastreabilidade de soja por Estados, municípios e biomas de origem, apresenta a pegada de carbono dos municípios de origem do produto, oferece análises de transgenia e informações de documentações da logística do embarque.

A empresa prevê atingir 100% de rastreabilidade de fornecedores diretos até 2023 e melhorar a rastreabilidade de fornecedores indiretos, além de ter 100% das áreas agrícolas auditadas in loco até 2025. Segundo o CEO da CJ Selecta, Guilherme Tancredi, a empresa está comprometida com o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento sustentável de soja até 2025.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso