Agronegócios
20/10/2021 18:03

Soja/MT: Indea fiscaliza 48% mais propriedades no período de vazio sanitário e emite 230% mais autuações


São Paulo, 20/10/2021 - Um total de 6.398 propriedades produtoras de soja em Mato Grosso foi fiscalizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) durante o período de vazio sanitário, de 15 de junho a 15 de setembro. Neste intervalo, fica proibido manter restos de cultura ou plantas vivas de soja no campo, a fim de evitar a proliferação do fungo da ferrugem asiática da soja.

Segundo nota do instituto, 121 municípios foram fiscalizados e emitidas 166 notificações quanto à obrigatoriedade de destruição de plantas de soja. Além disso 74 autos de infração foram emitidos por descumprimento do vazio sanitário. Este ano, conforme o Indea, houve 48% mais fiscalizações em comparação com 2020. Além disso, foi registrado crescimento de 230% no número de autuações.

Nas inspeções, os servidores do Indea-MT realizaram coletas de folhas em áreas onde foram constatadas plantas vivas de soja durante o vazio. O material foi levado para diagnóstico fitossanitário no Laboratório de Sanidade Vegetal do Instituto e, dos exemplares recolhidos, 54% estavam infectados pela ferrugem asiática.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso