Agronegócios
11/04/2022 08:22

Pesca: IMA vai conceder amanhã certificado para 1º entreposto familiar de Minas Gerais


São Paulo, 11/04/2022 - O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) concederá, amanhã (12), o certificado de regularidade para o primeiro entreposto de pescado familiar de Minas Gerais. O empreendimento executa assim todos os passos exigidos na legislação para o funcionamento do negócio, informa a Emater-MG, em comunicado.

O entreposto fica no Distrito de São José do Buriti, em Felixlândia, na Represa de Três Marias. O Entreposto de Pescado “Cheloni Peixe e Cia” tem capacidade para beneficiar mil quilos de peixe por dia, abrindo mais oportunidades para os piscicultores da região. Trata-se de um pequeno frigorífico, com sala de processamento, câmara fria e equipamentos para embalagem do peixe a vácuo, entre outros itens.

Conforme a Emater, para conseguir os recursos foram feitos dois projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O primeiro projeto foi para a construção do entreposto, no valor de R$ 178,5 mil. Depois houve um novo financiamento de R$ 164,7 mil, que serviu para a compra de uma caminhonete frigorífica refrigerada.

O extensionista local da Emater-MG, Eli Dias Júnior, acompanhou o projeto do empreendimento desde o início, há quatro anos. “Foram inúmeras reuniões, diversas vistorias e a elaboração de estratégias para superar os obstáculos decorrentes das exigências da legislação sanitária e do alto custo de implantação do entreposto”, declarou na nota.

Atualmente, Felixlândia tem uma produção de 3 a 4 mil toneladas de peixe por ano e cerca de 20 piscicultores, sendo a maioria familiar. O município ocupa a posição de segundo produtor de tilápias do Estado, ficando atrás apenas de Morada Nova, que tem uma produção de 13 mil toneladas ano.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso