Agronegócios
21/12/2021 15:44

Soja: Embrapa Trigo firma parceria com Aprosoja do Rio Grande do Sul para transferência de tecnologia


São Paulo, 21/12/2021 - A Embrapa Trigo firmou parceria com a Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS), a fim de iniciar pesquisas e transferência de tecnologia voltadas ao sistema produtivo de soja no Estado.

Conforme nota da Embrapa, o acordo prevê uma série de atividades, como fóruns regionais, avaliação de cultivares e pesquisas dentro das fazendas, nas quais a geração de conhecimentos contará com a participação direta dos produtores e da assistência técnica nas propriedades.

"Já foram levantados temas para pesquisa e transferência em genética, manejo do solo, adubação, ajuste fitotécnico, bioinsumos e diversificação de culturas", diz o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovanni Fae. "Mas a ideia é contar com o produtor e o engenheiro agrônomo da propriedade na definição das prioridades, atuando como multiplicadores dos resultados na região."

A partir da indicação das propriedades pela Aprosoja-RS, serão instaladas sete unidades de referência tecnológica em Alegrete, Bagé, Tapes, Santiago, Giruá, Cruz Alta e Lagoa Vermelha. As ações devem se iniciar logo após a colheita da soja, com planejamento para os próximos dois anos.

"A melhor safra de verão começa no inverno", complementou o chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, explicando que a boa cobertura do solo e o aporte de raízes geradas pelos cereais de inverno vão se refletir na produtividade da soja no verão. "Estudos da Embrapa Soja mostraram que o cultivo de trigo no inverno pode resultar em um aumento superior a 50% na produtividade da soja em relação ao pousio", citou.

Lemainski destaca, ainda, os objetivos da parceria da Embrapa Trigo com a Aprosoja-RS: "Ela fará com que as tecnologias desenvolvidas pela ciência realmente aconteçam no campo, com o conhecimento apropriado pelo produtor e assistência técnica para um manejo mais eficiente nas lavouras, resultando em mais renda e menos riscos na produção da soja".
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso