Agronegócios
16/04/2019 12:37

Infraestrutura/Freitas: vamos indexar preço do frete ao valor do diesel para não ter surpresas


Por Amanda Pupo, Lorenna Rodrigues e Tânia Monteiro

Brasília, 16/04/2019 - O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta terça-feira que uma das formas de garantir o valor do frete rodoviário seria o governo indexá-lo ao aumento do diesel. A declaração foi feita durante coletiva em que o governo anunciou medidas para o setor rodoviário, mas o ministro não explicou como a prática de indexação seria implantada, nem quando isso aconteceria. O comentário foi feito enquanto Tarcísio falava sobre o cartão caminhoneiro, que foi anunciado recentemente pela Petrobras.

"E uma medida importante é que o caminhoneiro vai começar a receber o cartão combustível, que virá, ele está sendo estudado, será disponibilizado em breve. Nós teríamos duas formas de garantir o valor do frete: uma seria indexar o frete ao aumento do diesel e outra o cartão caminhoneiro, onde ele tem crédito, que ele irá garantir preço do diesel aquele crédito (sic)", disse o ministro da Infraestrutura, sem detalhar a medida.

Em março, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que governo havia acertado com a Petrobras a criação de um "cartão caminhoneiro" para evitar que a oscilação nos preços do óleo diesel prejudique os caminhoneiros ao impactar no preço dos fretes.

Sobre a tabela de frete, que foi editada no ano passado para acabar com a greve dos caminhoneiros, o ministro da Infraestrutura afirmou que ela "está sendo construída de forma bastante técnica", com o auxílio da USP. Segundo ele, o governo está trabalhando com referências de "todo tipo de carga", como carga geral, perigosa, a granel, frigorificada, também levando em conta fatores como riscos e custo adicional de carga perigosa.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso