Agronegócios
12/04/2022 16:55

Alimentos: Anufood retoma edição presencial com apelo à tecnologia e orgânicos


Por Isadora Duarte

São Paulo, 12/04/2022 - Após dois anos, a Anufood Brazil, feira internacional de alimentos e bebidas, retoma hoje a edição presencial na capital paulista com apelo à tecnologia e tendências de consumo. As duas principais novidades do evento são pavilhões próprios para startups do setor apresentarem suas tecnologias e um espaço específico para alimentos orgânicos. Ambos espaços foram demandas dos visitantes e expositores, contou o diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira, Beni Piatetzky, ao Broadcast Agro . “O setor deu um salto muito grande em novas tecnologias durante a pandemia, acompanhando a aceleração e as tendências mundiais. Percebemos enorme apetite dos compradores por novas tecnologias”, afirmou Piatetzky.

Outra tendência explorada pelo setor no evento é a alimentação à base de proteínas vegetais, chamado de plant based. A regionalização do consumo também é evidenciada no evento, especialmente no espaço internacional, com grande participação de players da América do Sul. A terceira edição da feira, que iniciou nesta terça-feira em São Paulo, se estende até quinta-feira. O evento conta com mais de 300 expositores, 900 marcas expostas e espera receber 12 mil visitantes. Em geração de negócios, a perspectiva é superar os US$ 27 milhões movimentados na última edição, de 2020. “A expectativa é de resultado muito maior que em 2020 a começar pelas rodadas de negócios com compradores que serão três ante uma em 2020 ", disse Piatetzky.

Agro O agronegócio brasileiro também está presente na Anufood. De startups a indústrias tradicionais do setor, empresas do agro apresentam produtos e tecnologias alinhados às grandes tendências de consumo mundiais - ainda de nicho - : locais, familiares, orgânicos e tecnológicos. “O agricultor familiar está cada vez mais atento aos nichos de mercado - movimento que começou com os produtos orgânicos, depois vegetarianos - e está conseguindo acompanhar essas exigências dos consumidores. Essa tendência de consumo mais local beneficia muito a agricultura familiar”, disse o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Marcio Candido, ao Broadcast Agro , ao visitar a feira.

Também na feira, a Embrapa apresentou tecnologias desde ressonância magnética para análise de alimentos, frutas sem sementes, hortaliças orgânicas a proteína à base de fibra de caju de empresas parceiras. “O agro veio mostrar que produz de forma competitiva, sustentável e fornece para uma indústria que é uma potência no Brasil e no mundo. A agricultura brasileira é movida à ciência, o que dá mais competitividade e sustentabilidade para produção de matérias-primas à indústria de alimentos”, afirmou à reportagem o presidente da Embrapa, Celso Moretti. Citando um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Moretti acrescentou que, se não fosse o uso de tecnologia na agricultura, o preço atual da cesta básica de alimentos seria 40% maior.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil levou à feira empresas participantes do projeto AgroBR da- projeto de internacionalização para pequenos e médios produtores rurais brasileiros e pequenas agroindústrias. “O objetivo é fazer o produtor caminhar ao mercado internacional com agregação de valor ao produto”, comentou o coordenador do Agro.Br, Rodrigo da Matta.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso