Agronegócios
20/12/2021 12:08

Trigo/Rio Grande do Sul: Emater divulga safra 2021 recorde, de 3,4 milhões de t, ou 62% maior


Por Tânia Rabello

São Paulo, 20/12/2021 - A safra de trigo no Rio Grande do Sul foi recorde em 2021, informou há pouco a Emater-RS, ao divulgar os resultados da colheita de cereais de inverno. Segundo a entidade, a área plantada alcançou 1,177 milhão de hectares (23% maior) e a produção, 3,406 milhões de toneladas, ou 62% mais ante a colheita de 2020, que rendeu 2,104 milhões de toneladas. A produtividade também deu um salto, de 30,7% em relação à colheita passada, alcançando 2.893 quilos por hectare.

Segundo o assistente técnico estadual da Emater/RS, Alencar Ruggeri, que apresentou os números da safra, "foi uma boa produtividade e a maior produção da história do Estado". Ele destacou, por exemplo, as regiões de Ijuí, que colheu 834 mil toneladas, e a de Santa Rosa, com 692,37 mil toneladas de trigo.

Ruggeri baseou o aumento expressivo da área de trigo em 2021 em dois fatores: uma boa safra anterior de soja, no verão, e bons preços da cultura de inverno. "Além do bom planejamento dos produtores", complementou. "O produtor teve rentabilidade boa na safra de verão e conseguiu investir mais em tecnologia e gestão", disse. "Já as condições climáticas não foram as ideais, mas foram favoráveis, o que fez com que o produtor colocasse mais recursos na sua atividade."

Para 2022, Ruggeri informou que há expectativa de aumentar a área plantada de trigo no Rio Grande do Sul. Ele lembrou que há quase 9 milhões de hectares no Estado em que o cereal de inverno pode se estabelecer, em rotação de culturas com as safras de verão. "E percebemos que o produtor tem, sim, trabalhado para ampliar cada vez mais a área de trigo, com gestão e tecnologia."

O ponto de preocupação este ano, disse, é a safra de milho verão 2021/22, que tem sofrido as consequências da seca. "Estamos tendo problemas com estiagem este ano, e isso nos preocupa", finalizou.

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso