Agronegócios
17/04/2024 08:24

Congresso Abimapi/Bauducco: maior taxação de produto da indústria eleva custo ao consumidor


Por Isadora Duarte*

Foz do Iguaçu, PR, 17/04/2024 - Uma eventual maior taxação dos produtos industrializados, como ultraprocessados, prevista na regulamentação da reforma tributária, pode aumentar o custo dos alimentos ao consumidor final. É o que alerta o diretor industrial da Bauducco, Adilson Spolidoro. "Precisamos nos envolver nesse assunto, do pequeno ao grande, na comunicação sobre o que é ultraprocessado. Os nossos alimentos são feitos com matérias-primas selecionadas", afirmou Spolidoro, durante painel no 18º Congresso Internacional das Indústrias Abimapi, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Segundo Spolidoro, o processo, por exemplo, de fabricação de um pão caseiro e industrial é o mesmo. "A diferença é que um pão feito em casa pela minha mãe é feito em 400 gramas e na indústria fabricamos 500 quilos", comentou.

A tributação majorada para alimentos ultraprocessados tem sido cogitada na regulamentação da reforma tributária, por meio do imposto seletivo sobre produtos que fazem mal à saúde ou ao meio ambiente, o que é rejeitado pela indústria de alimentos. "Estamos sofrendo um bombardeio nessa questão do ultraprocessado. Precisamos nos engajar para que a maior taxação dos nossos produtos não venha acontecer", defendeu Spolidoro.

*A jornalista viaja a convite da Abimapi

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso