Agronegócios
19/09/2017 12:33

Rota do Oeste: MP 800 é importante avanço; vamos analisar texto para definir adesão


São Paulo, 19/09/2017 - A Rota do Oeste, concessionária da BR-163 em Mato Grosso, controlada pela Odebrecht TransPort, considerou a Medida Provisória 800/2017, publicada hoje no Diário Oficial da União, um importante avanço para garantir a retomada dos investimentos. "A concessionária está analisando o texto publicado para definir sua adesão", informou, em nota encaminhada ao Broadcast.

A MP estabelece diretrizes para a reprogramação dos investimentos nas concessões rodoviárias federais, permitindo a ampliação de cinco para 14 anos do prazo para a realização das obras de duplicação. O novo cronograma será negociado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em troca, a concessionária terá redução nas tarifas de pedágio, encurtamento do prazo da concessão ou uma combinação de ambos. O texto fixa prazo de um ano para que as concessionárias interessadas se candidatem à repactuação contratual.

Conforme destacou a Rota do Oeste na nota, atualmente a concessionária conta com mais de 1,4 mil colaboradores que atuam em três frentes de trabalho destinadas à recuperação de pavimento, manutenção e conservação, além de operar em 18 bases de atendimento ao usuário que realizam, em média, 346 atendimentos diários de socorro mecânico, resgate médico, entre outros.

A concessionária assumiu a concessão da BR-163 em 20 de março de 2014. O contrato prevê o investimento de R$ 6,8 bilhões na rodovia, importante rota de escoamento da safra de grãos do Estado, principal produtor nacional. Conforme a empresa, até agora já foram investidos R$ 1,6 bilhão no trecho. A empresa enfrenta, porém, problemas de financiamento, pois, assim como outras concessionárias, nunca chegou a obter o financiamento de longo prazo do BNDES e segue tendo de renovar o empréstimo-ponte obtido em 2014. (Luciana Collet - luciana.collet@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso