Agronegócios
26/05/2022 11:43

Algodão: resolução determina período de vazio sanitário em todo o Estado de SP de 10/julho a 10/outubro


São Paulo, 26/05/2022 - O Estado de São Paulo deverá adotar medidas sanitárias de vazio sanitário do algodão (período de ausência total de plantas vivas e resíduos da cultura), entre 10 de julho e 10 de outubro. Segundo comunicado da Secretaria estadual de Agricultura, a resolução nº 45/2022 foi publicada no Diário Oficial em 17 de maio, revogando as resoluções nº 34/2019 e 50/2010, que estabeleciam que apenas 99 municípios e regiões produtoras cumprissem o período de vazio sanitário no período de 01 de setembro a 30 de novembro.

Outras mudanças estabelecidas pela resolução incluem a obrigatoriedade do produtor informar em até 15 dias, o término do plantio no sistema informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). Além do produtor, o beneficiador passará a ser responsável pela eliminação de plantas voluntárias e resíduos de algodão, tanto nas áreas de produção, quanto nas culturas subsequentes e unidades de beneficiamento por meio de medidas químicas e/ou mecânicas.

A medida atende procedimentos do Programa Nacional de Controle do Bicudo do Algodoeiro - Anthonomus grandis (PNCB), que tem por objetivo diminuir a incidência da praga em cultivos de algodão. "O bicudo alterou a forma de produzir algodão no Brasil, criando um contexto em que o vazio sanitário é indispensável para evitar que a cotonicultura se torne inviável", informou na nota Caio Ramos da Silva, diretor do Programa Estadual de Vigilância Fitossanitária da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura.

O vazio sanitário compreende o período de ausência total de plantas vivas e resíduos de algodão, com exceção de áreas de pesquisa cientifica, devidamente georreferenciadas, monitoradas e controladas. Caso seja observado o descumprimento do vazio com a presença de plantas vivas, o produtor será notificado a erradicar todo o material em período a ser definido.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso