Agronegócios
20/11/2019 15:54

Fertilizantes: Porto de Antonina (PR) eleva em 49% importação entre janeiro e outubro


Por Tânia Rabello

São Paulo, 20/11/2019 - A movimentação de fertilizantes pelo Porto de Antonina, no Paraná, aumentou 49% em 2019, para 422.569 toneladas entre janeiro e outubro, informou, em nota, a Terminais Portuários da Ponta do Félix (TPPF), sediada no município paranaense. Em igual período do ano passado, foram importadas 283.614 toneladas de adubos.

De acordo com o diretor presidente do TPPF, Gilberto Birkhan, a expectativa é de que a movimentação cresça ainda mais, com obras de expansão em andamento no terminal. "Cerca de 80% da demanda brasileira de fertilizantes é suprida pelas importações, e o Paraná é referência nessa atividade portuária", informou. "Por isso, estamos investindo na ampliação da estrutura do TPPF. obras de dragagem que vão facilitar a movimentação dos navios na nossa baía."

Outro fator importante é a dragagem do canal de acesso e a bacia de evolução do Porto de Antonina, que estão sendo realizados desde agosto pela autoridade portuária Portos do Paraná, diz a nota. "Até o momento, foi retirado desta área cerca de 1 milhão de metros cúbicos. Com a dragagem em curso, está previsto o restabelecimento da profundidade de 9,5 metros, permitindo manobras de navios maiores e mais carregados."

Os principais produtos operados em Antonina são fertilizantes, farelo de soja e açúcar ensacado.

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso