Agronegócios
15/11/2022 16:12

Blanchard: Mercados indicam que não vão aceitar piora fiscal muito grande


Por Thaís Barcellos e Juliana Estigarribia

Brasília e São Paulo, 15/11/2022 - O ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor do MIT, Olivier Blanchard, afirmou há pouco que o estresse dos mercados com o pacote fiscal do Reino Unido mostrou que medidas que gastem muito além do necessário para dar suporte à economia e ajudar a população que mais precisa não serão toleradas.

“Os mercados estão dispostos a aceitar medidas que são muito necessários para evitar falência das pequenas empresas e a estagnação das famílias, mas não aceitam muito mais gasto que isso”, disse. Segundo ele, o gatilho para a crise no Reino Unido foi o anúncio de medidas de corte de impostos para ricos e a comunicação do governo da ex-primeira ministra Liz Truss foi ruim.

Contudo, Blanchard disse, citando o exemplo da transição para a economia verde, haver países que realmente não têm dinheiro e que é preciso dar a eles recursos, tema discutido na Conferência do Clima da ONU (COP27) neste momento.

“Muitos países avançados podem ter déficit maior por um ou dois anos. A dinâmica da dívida ainda está boa”, afirmou durante participação na 12ª edição do Bradesco BBI CEO Forum, em Nova York.

Contato: thais.barcellos@estadao.com; juliana.estigarribia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso