Agronegócios
17/03/2023 15:19

Biodiesel/Abiove: aumento da mistura dá segurança jurídica ao setor e coloca país na rota da descarbonização


Por Gabriela Brumatti

São Paulo, 17/03/2023 - A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) comemorou em nota a decisão do governo de aumentar a mistura de biodiesel no diesel. O mandato passará dos atuais 10% (B10) para 12% (B12) a partir do próximo mês de abril e terá progressão gradual nos próximos anos até alcançar o B15 em 2026. “Esta iniciativa traz previsibilidade e segurança jurídica para que a cadeia do biodiesel intensifique seus investimentos e coloca o Brasil definitivamente no caminho da liderança mundial da descarbonização”, ressaltou a Abiove, em nota.

Embora as entidades representativas do setor pedissem que a evolução gradativa da mistura tivesse como objetivo alcançar o B15 em março ou abril de 2024, a Abiove afirmou que, com a decisão, o governo reconheceu a importância do biodiesel, sua contribuição para a segurança energética e estabeleceu um cronograma.

Segundo a entidade, a medida também deve agregar valor à soja brasileira ao aumentar a oferta de farelo de soja, ingrediente essencial para a produção de rações e proveniente da moagem da matéria-prima do biodiesel. “O Brasil só tem a ganhar com o biodiesel”, ressaltou a Abiove.

Contato: gabriela.brumatti@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso