Agronegócios
07/02/2023 14:36

Show Rural: Embrapa lança duas cultivares de soja e uma de feijão


Por Isadora Duarte

Cascavel, PR, 07/02/2023 - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está inserindo no mercado duas novas cultivares de soja e uma de feijão. Os híbridos de soja são voltados à produtividade e precocidade e foram desenvolvidas em parceria com a Fundação Meridional, informou a Embrapa. Ambas variedades, BRS 2560XTD e BRS 2562XTD, possuem a tecnologia Xtend® (XTD) e são tolerantes aos herbicidas glifosato e dicamba.

De acordo com a Embrapa, a BRS 2560XTD é resistente ao cancro da haste, mosaico comum da soja e podridão radicular de Phytophthora, moderadamente resistente a mancha olho-de-rã, oídio e também possui resistência ao nematoide de galha Meloidogyne javanica. Já a BRS 2562XTD é resistente ao cancro da haste, mosaico comum da soja e podridão radicular de Phytophthora, moderadamente resistente à mancha olho-de-rã e ao oídio e também possui resistência aos nematoides de cisto (raças 3 e 14). É indicada para o Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

A Embrapa lançou também hoje uma nova variedade para feijão, a BRS FC415, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão. Segundo a estatal, o cultivar apresenta alta produtividade, tolerância a patógenos de solo e grande adaptação às diferentes regiões produtoras. O híbrido tem potencial produtivo de aproximadamente 3.915 kg/ha.

As cultivares foram apresentadas em evento durante o Show Rural Coopavel, feira agrícola realizada pela cooperativa Coopavel. Na ocasião, o diretor-presidente da Embrapa, Celso Moretti, destacou a sustentabilidade da agropecuária brasileira possibilitada pela pesquisa. "O Brasil, ao proteger mais de 60% do seu território, mostra para o mundo que é possível produzir e preservar o meio ambiente", afirmou.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso