Agronegócios
24/10/2023 19:16

Leite/Cepea: alta disponibilidade pressiona e preço ao produtor volta a cair


São Paulo, 24/10/2023 - O preço médio do leite cru captado por laticínios em agosto caiu 6,8% ante julho, a R$ 2,25/litro na “Média Brasil” líquida, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Foi o quarto mês consecutivo de retração dos preços. Segundo o centro de estudos, o preço do leite acumula queda real de 13,6% desde o início deste ano. O movimento pode continuar. Pesquisas em andamento do Cepea apontam que o preço do leite captado em setembro pode diminuir 5% a 10% na Média Brasil líquida. O aumento da disponibilidade interna de lácteos explica a desvalorização do leite ao produtor, de acordo com o Cepea.

Atreladas à elevada disponibilidade interna, as importações de lácteos registraram queda de 22% em setembro, somando 154 milhões de litros em equivalente leite, volume 21,8% menor que o de agosto e 24,3% abaixo do de setembro do ano passado, de acordo com boletim do Cepea. A queda generalizada dos preços ao longo da cadeia produtiva brasileira também contribuiu para a queda das importações.

Em setembro, os preços dos derivados mantiveram a tendência de queda observada em agosto. Apesar do recuo no volume das importações, os estoques abastecidos e a demanda ainda fragilizada foram responsáveis por sustentar o panorama. No boletim, o Cepea informou que, em setembro, as negociações foram menores que o esperado, o que contribuiu para o registro de oscilações entre as semanas devido aos grandes estoques nos canais de distribuição.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso