Agronegócios
07/08/2018 15:10

Ipea: PIB agropecuário deve encerrar 2018 com queda de 1%


Brasília, 07/08/2018 - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) previu, hoje, retração de 1% para o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário em 2018. A projeção, divulgada há pouco, aponta para uma melhora em relação à projeção de maio do instituto, de recuo de 1,3%. O motivo da revisão é a melhora nas projeções de safra, disse o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, durante o seminário Economia Agrícola, em Brasília. O resultado projetado hoje é explicado pelas quedas na lavoura (0,6%) e na pecuária (2,5%), enquanto o segmento "outros" deverá registrar alta de 0,7%.

Segundo o Ipea, o setor agropecuário avançou 2,6% entre os meses de maio e junho. O resultado, no entanto, não foi suficiente para evitar a queda no segundo trimestre de 2018, que ficou em 1,9%. Na comparação com igual período de 2017, o segundo trimestre fechou em queda de 2,9%, com recuos de 2% em lavouras e de 4,7% na pecuária. "Esse desempenho já era esperado desde o início de ano, por causa de uma supersafra em 2017, que foi excepcional. Então, partimos de uma base de comparação alta", explica o diretor-adjunto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Marco Cavalcanti. Para os próximos meses, espera-se uma contribuição positiva da pecuária para o PIB.

A tendência dos preços agropecuários no segundo trimestre foi de alta, em razão de um reforço na demanda externa e interna, da desvalorização do real ante o dólar e da oferta mais restrita. A greve dos caminhoneiros também afetou o setor, com efeito sobre o abastecimento, provocando ainda uma demanda represada nos dias subsequentes. (Camila Turtelli, camila.turtelli@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso