Agronegócios
02/02/2021 16:59

Logística: operações de Paranaguá em janeiro foram mais comprometidas pela chuva do que em 2020


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 02/02/2021 - O volume de chuva em janeiro em Paranaguá (PR), 356,4% acima de igual período de 2020, causou paralisação em parte das operações portuárias, disse a Portos do Paraná. Segundo o levantamento da empresa, as paralisações somaram 12,6 dias (mais de 302 horas) no mês. O total é 82% maior do que os 6,9 dias (pouco mais de 165 horas) registrados em janeiro do ano passado. Os números consideram o embarque de granéis como soja, milho e farelo.

"Em portos do mundo todo não é possível operar grãos com tempo úmido. A natureza da carga não permite e, a qualquer sinal de chuva, os navios atracados paralisam as operações", disse, em nota, o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Junior. Segundo ele, os porões só voltam a abrir quando o comandante do navio tem segurança de que a carga não será molhada e não corre o risco de estragar. Os usuários não pagam pelo período que o navio fica atracado no cais paralisado pela chuva, segundo a Portos do Paraná.

Alguns desembarques de granéis importados também são paralisados por causa da chuva, segundo a empresa. Entre os fertilizantes, por exemplo, apenas a ureia opera com garoa.

Na mesma nota, o diretor da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp), André Maragliano, disse que os reflexos da chuva não são significativos neste momento de entressafra, em que o embarque da soja ainda não é intenso.

"Aproveitamos o período para finalizar manutenções corretivas e preventivas para que tenhamos um ano com total disponibilidade dos equipamentos", disse o representante no comunicado. "Os embarques de soja devem começar a partir da segunda semana de fevereiro e durante o ano a chuva não tem um impacto tão grande. Isso porque a estatística da chuva em Paranaguá não é diferente da chuva nos outros portos mais próximos, como São Francisco do Sul e de Santos."

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Paranaguá teve 563,2 milímetros de chuva em janeiro deste ano. Em igual mês de 2020, foram 123 milímetros.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso