Agronegócios
28/06/2021 08:46

Café/CNC: governo define juros do Funcafé em até 7% ao ano


São Paulo, 28/06/2021 - O Conselho Nacional do Café (CNC) informou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, na segunda-feira (21), as resoluções 4.912 e 4.913, que estabeleceram o limite de até 7% ao ano para todas as linhas de financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), sendo 4% para a realimentação do Fundo e flexibilidade entre 0% e 3% para spread bancário. A entidade defendia juros de até 6%.

Em nota, o presidente da entidade, Silas Brasileiro, disse que o Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) havia aprovado a proposta encaminhada pelo CNC, de fixação do limite de juros em até 6%, sendo 3% de remuneração do Funcafé e até 3% de spread bancário. “No entanto, às vésperas do fechamento do Plano Safra, o Ministério da Economia tomou a decisão arbitrária de elevar a remuneração do Funcafé para 4%, argumentando a necessidade de alinhamento com a taxa básica do crédito rural, que foi estabelecida em 7,5% a.a”, disse Brasileiro.

"Argumentamos exaustivamente que, devido à safra menor, resultado das condições climáticas desfavoráveis ao longo de 2020 e da bienalidade negativa do arábica, não é o momento dos produtores enfrentarem aumento de juros. Mas o cenário macroeconômico influenciou diretamente a definição do patamar básico dos juros do Plano Safra, impactando também o Funcafé”, acrescentou o presidente do CNC.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso