Agronegócios
06/11/2020 14:42

Unica: oferta de Cbios alcança 90% da meta para 2020, mas distribuidoras compram menos que o esperado


São Paulo, 06/11/2020 - O número de Créditos de Descarbonização (CBios) emitidos no âmbito do programa RenovaBio e registrados na B3 já ultrapassa 13 milhões, o que equivale a quase 90% dos 14,998 milhões previstos para 2020, informa em comunicado a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). No entanto, diz a entidade, a procura de compra pelas distribuidoras "ainda está aquém do esperado".

O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirma que, “apesar da oferta expressiva de CBios por parte dos produtores, nas últimas semanas estamos observando baixa procura pelas distribuidoras”. As distribuidoras de combustíveis fósseis têm objetivos compulsórios de compras de CBios para cumprir suas metas de descarbonização - cada CBio equivale a uma tonelada de dióxido de carbono que deixou de ser emitido. Essas metas foram revisadas para baixo ao longo do ano em decorrência da covid-19, que reduziu a demanda por combustíveis no País.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 232 produtores de biocombustíveis já foram certificados para emitir os CBios. Rodrigues, da Unica, afirma: "Os produtores investiram em certificação e estão cumprindo o seu papel na oferta de Cbios". Ele espera que a meta de emissão dos créditos para este ano seja superada já em novembro.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso