Agronegócios
26/03/2024 10:38

Minerva/Queiroz: desequilíbrio entre oferta e demanda nos EUA é positivo para produtor da América do Sul


Por Leandro Silveira

São Paulo, 26/03/2024 - A Minerva Foods vê um cenário positivo para empresas de proteína animal da América do Sul ao longo deste ano, especialmente em virtude do reduzido número de cabeças de gado bovino dos Estados Unidos, o que abre caminho para o aumento dos volumes de exportação. "O desequilíbrio entre oferta e demanda dos Estados Unidos é positivo para produtores da América do Sul", disse há pouco o CEO da Minerva, Fernando Queiroz, durante teleconferência para apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2023.

Queiroz explicou que, ao enxergar essa oportunidade, a Minerva usou o quarto trimestre de 2023 de "forma tática" na aquisição de gado, para formação de estoque, com foco nos embarques para o mercado norte-americano e a intenção de ocupar as cotas disponíveis. Para ele, inclusive, os desafios da indústria nos Estado Unidos favorecem as empresas exportadoras sul-americanas, ainda mais por não acreditar na mudança rápida da escassez de animais. "Os Estados Unidos não revertem esse cenário em menos de três ou quatro anos", comentou.

O CEO da Minerva também citou os países da América do Norte e da Ásia Oriental como principais oportunidades para a companhia ao longo dos próximos meses. "As aberturas de mercado são uma grande realidade e nunca tivemos tantas opções para venda", disse Queiroz.

O executivo disse, ainda, que vê um cenário positivo para a Minerva dentro do Brasil, em virtude da elevada oferta de bois, com preços mais baixos. "O ciclo pecuário ainda não alcançou seu pico no Brasil e seguirá favorável em 2024 e 2025", previu o CEO da Minerva.

Contato: leandro.silveira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso