Agronegócios
24/05/2018 12:53

Caminhoneiros: Fecoagro-RS pede solução imediata do governo para evitar 'caos que se avizinha'


São Paulo, 24/05/2018 - Em nota emitida há pouco, a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro-RS) reforça seus receios em relação aos desdobramentos da greve dos caminhoneiros e exige do governo federal "uma solução imediata". "Que o governo tenha efetivamente um canal de negociações com as lideranças do movimento e que o bom senso prevaleça e resolva a situação, evitando o colapso no abastecimento para a população brasileira", diz o presidente da federação, Paulo Pires, na nota. A Fecoagro avalia que até o momento as medidas adotadas nas rodadas de negociações não estão repercutindo ou contribuindo para o controle do "caos que se avizinha".

"Prejuízos significativos têm sido acumulados, principalmente na cadeia de produção agropecuária", informa a Fecoagro. "Ao persistir a paralisação, teremos efeitos em escala exponencial."

Uma das principais preocupações da entidade é com a interrupção no fluxo de cargas vivas. Nesta semana, em entrevista ao Broadcast Agro, Pires lembrou do transporte de produtos como leite, frangos e suínos, que são retirados diariamente das propriedades. "Consideramos o pleito (dos caminhoneiros) justo; eles têm razão: a sociedade não pode custear esse aumento abusivo do combustível. Mas pedimos bom senso. A liberação das cargas perecíveis e vivas não deve ser prejudicada no movimento", disse à reportagem. Segundo ele, esses produtos precisam ir para a indústria diariamente. Pires diz que a paralisação pode gerar desabastecimento de milho nas propriedades. O insumo é o principal da ração na suinocultura e avicultura. (Tânia Rabello, tania.rabello@Estadão.com, e Isadora Duarte, especial para a Agência Estado)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso