Agronegócios
10/06/2020 07:24

Abimapi: exportação aumenta 49% em volume no 1º quadrimestre para 38,5 mil t


Por Isadora Duarte

São Paulo, 10/06/2020 - A exportação de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados aumentou 49% no primeiro quadrimestre deste ano para 38,5 mil toneladas, na comparação com o vendido em igual período do ano passado. A indústria brasileira faturou 8% a mais com a comercialização externa dos produtos, somando US$ 50,2 milhões, segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), antecipado ao Broadcast Agro . Os segmentos de biscoitos, massas e pães são os principais consumidores do trigo nacional.

O crescimento das vendas foi puxado principalmente pela valorização acentuada do dólar ante o real, de cerca de 30% no período, que torna as exportações dos alimentos mais atraentes para os fabricantes brasileiros, avalia o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão. “Apesar do cenário de instabilidade, com atual situação econômica do país e a alta do preço da farinha, a desvalorização do real refletiu favoravelmente nas exportações dos produtos da cesta Abimapi”, pontua Zanão.

De acordo com a entidade, a elevação da receita não acompanhou a alta do volume vendido em virtude do menor ticket médio e de baixo valor agregado dos produtos exportados - alternativa dos fabricantes para dar escala e competitividade às vendas. No período, os principais destinos da categoria foram Estados Unidos, Uruguai e Paraguai.

As medidas de isolamento social para controle do novo coronavírus, que resultaram no fechamento de restaurantes e exigiram mais refeições em casa, também contribuíram para o crescimento das vendas externas do setor, acrescenta o diretor da área de exportação da Associação, Rodrigo Iglesias. “Houve um crescimento significativo nos produtos que propiciam alimentação dentro do lar. Segmentos como massas, misturas para pães e bolos, pães de queijo congelados, pães de forma, se fortaleceram nesse período de crise”, observa Iglesias.

Categorias - De janeiro a abril deste ano, a categoria de pães e bolos industrializados foi a que mais cresceu em volume, com alta de 263% para 18,1 mil toneladas exportadas e de 94% em receita para US$ 17,6 milhões, frente igual período de 2019. Dentro deste segmento, as misturas para biscoitos, pães e bolos, incluindo os pães de queijo, vêm ganhando força em países como Venezuela, Estados Unidos e Portugal, destaca a Abimapi.

As vendas externas de massas alimentícias aumentaram 89% para 3,1 mil toneladas, enquanto o valor gerado subiu 44% para US$ 3,2 milhões. Nesta categoria, as massas instantâneas apresentaram, pela primeira vez, a soma de mais de US$ 1 milhão em exportações no período, atingindo mais de 600 mil toneladas. Mas as exportações de massas instantâneas já vinham em crescimento sustentado antes da pandemia, pondera Iglesias. “Nos últimos 5 anos, é a subcategoria de massas que cresce com maior regularidade, ao menos 20% ano após ano”, comenta o executivo.

Em compensação, a categoria de biscoitos foi a única que apontou leve queda na comparação com os quatro primeiros meses de 2019 com 17,2 mil toneladas de produtos exportados e US$ 29,3 milhões em faturamento. A entidade atribui o recuo à retração no consumo de produtos de maior valor agregado em virtude dos reflexos econômicos gerados pela pandemia de covid-19.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
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