Agronegócios
26/04/2024 08:26

Colômbia restringe carne bovina dos EUA por causa de gripe aviária em vacas leiteiras


São Paulo, 26/04/2024 - A Colômbia restringiu temporariamente a importação de carne bovina e produtos de carne bovina dos Estados norte-americanos onde vacas leiteiras testaram positivo para gripe aviária, informou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Esta é a primeira restrição internacional associada ao surto de gripe aviária no rebanho leiteiro dos EUA, e levanta preocupações de que outros países também limitem a importação de carne bovina e produtos lácteos dos EUA. Segundo a Federação de Exportação de Carne dos EUA, os embarques de produtos de carne bovina para a República Dominicana também podem sofrer atrasos.

Segundo o porta-voz da federação, Joe Schuele, as restrições impostas pela Colômbia "não têm base científica". "Embora a Colômbia não seja um grande destino para a carne bovina dos EUA, isso certamente atrapalha exportadores que têm clientes na Colômbia, e os clientes que são afetados", disse. No ano passado, a Colômbia importou o equivalente a US$ 39 milhões em carne bovina e produtos de carne bovina dos EUA.

Na quarta-feira, o USDA disse que vai exigir que rebanhos de gado leiteiro em trânsito entre Estados sejam testados para gripe aviária a partir desta segunda-feira (29). Desde o fim de março, a gripe aviária já foi detectada em 33 rebanhos leiteiros no Texas, Novo México, Kansas, Idaho, Michigan, Carolina do Norte, Ohio e Dakota do Sul.

A embaixada da Colômbia nos EUA, o USDA, o Escritório da Representante de Comércio dos EUA e a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) não responderam a pedidos para comentar as restrições. Fonte: Dow Jones Newswires.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso