Agronegócios
30/12/2021 14:07

Trigo/Rússia: SovEcon eleva estimativa de exportação em 200 mil t, para 34,1 milhões de t em 2021/22


Por Isadora Duarte

São Paulo, 30/12/2021 - A consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon elevou em 200 mil toneladas a sua previsão de exportações de trigo da Rússia na temporada 2021/22, para 34,1 milhões de toneladas. A revisão deve-se ao atual "forte" ritmo de embarques", disse o analista de mercado de trigo da região do Mar Negro e diretor da SovEcon, Andrey Sizov, em relatório enviado a clientes. A Rússia vem se consolidando na safra 2021/22 como o maior exportador mundial de trigo. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima exportações de trigo russo em 2021/22 em 36 milhões de toneladas.

Segundo a consultoria, após um período de lentidão nas exportações na segunda quinzena de novembro, as exportações de trigo da Rússia começaram a acelerar. "O país recuperou sua vantagem competitiva após um rápido aumento dos preços globais, que foi menos perceptível no Mar Negro", avalia Sizov. Outro fator que intensificou os embarques foi a proximidade de uma nova cota de exportação de trigo pelo governo russo, com restrição aos volumes de 15 de fevereiro a 30 de junho. "Ela será distribuída entre os exportadores com base em suas participações nas exportações em julho a dezembro de 2022, o que está incentivando alguns deles a embarcar mais no momento", comentou Sizov.

"A cota de exportação de trigo de 8 milhões de toneladas parece relativamente não restritiva e provavelmente terá um impacto limitado sobre as exportações, se houver", avalia Sizov. Para este mês, a SovEcon estima exportação de trigo em 3,9 milhões de toneladas, alta de 3% ante igual mês do ano passado e o maior volume desde dezembro de 2017.

Para a produção, a SovEcon prevê colheita de 81,3 milhões de toneladas de trigo russo em 2022 em sua estimativa mais recente.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso